O Vencedor

Escrito en BLOGS el
Não é incomum nos EUA filmes considerados grandiosos contando histórias de lutadores. Desde o clássico 'Touro Indomável" (Martin Scorcesse) até o mais recente "O Lutador" (Darren Aronofsky), os filmes do gênero costumam chamar positivamente a atenção da crítica americana.  "O Vencedor" (David O. Russell) não é exceção.
Micky Ward (Mark Whalberg) é um lutador de boxe que se vê limitado pela própria família, ela torçe por ele mas parece constantemente sabotá-lo inconscientemente. Seu irmão e também treinador, Dick Ecklund (Christian Bale, excelente), é um ex lutador de boxe se preparando para um grande retorno. Viciado em crack e desmpregado, porém se mantém como orgulho da cidade e da família, principalmente da mãe, Alice (Melissa Leo, sensacional).
O elenco é perceptivo em relação ao roteiro, cada ator deixa claro que entende seu personagem, entende os momentos nos quais ele deve ter voz e nos quais deve ficar contido, subserviente. Sem sombra de dúvidas o melhor time de atores do ano. O roteiro do filme não fica atrás. Nos envolve, nos faz sentir a trama, nos faz torcer e vibrar com as vitórias de Micky, além de simpatizar com sua família apesar de todos os contras. Sim, é um filme com o básico clichê da superação, mas, quando bem colocado, o clichê se torna algo bonito e essencial ao filme.