Milos Morpha

por Cesar Castanha

24 de março de 2015, 10h01

Quem é Sondheim? 85 anos de um gênio

O teatro musical americano é uma arte trágica. Principal fonte de inspiração para os atuais filmes musicais hollywoodianos, ele sofre com uma impossibilidade cada vez maior de se fazer visível. Primeiro porque o cinema tem feito cada vez menos adaptações (isso tem mudado nos últimos anos), e aquelas enfim produzidas são filmadas por perspectivas cada […]


+ posts

10 de fevereiro de 2015, 10h06

Apanhado do Cinema 2014

  Mais uma vez, apresento os meus mais queridos do Cinema do ano que passou. Também volto a pedir desculpas pelos membros da lista que estão órfãos de texto, pretendo compensar essa falta com uma pequena nota (minha ou não) em algumas categorias, além de belas resenhas que a mim foram gentilmente emprestadas. Este ano, […]


05 de fevereiro de 2015, 10h41

Os contos de fadas e nós em “Caminhos da Floresta”

Infelizmente uma limitação de linguagem impede que o trabalho de Stephen Sondheim, um dos grandes gênios artísticos da última metade do século XX, seja mais conhecido. Há quem argumente que o teatro musical americano possa ser auxiliado nesse sentido pelo cinema. O que é verdade. Mas, diferente das de outros, as peças de Sondheim não […]


01 de fevereiro de 2015, 13h42

Podcast MaMilos 3 – Flashpops parte 1

  Cecília e Isabel estavam sem pauta e decidiriam resgatar uma brincadeira da pré-adolescência. O Flashpops é um jogo muito simples: ouça uma parte da trilha sonora icônica e reconheça o filme. Para ouvir esse divertido episódio do Podcast MaMilos clique aqui. Para acompanhá-las no jogo clique aqui.


30 de janeiro de 2015, 12h05

Precisamos conhecer Alan Turing, de “O Jogo da Imitação”

O quanto de um filme está contido no próprio filme, o quanto dele também é contexto e leitura? É evidente que não há uma resposta correta, que a subjetividade da crítica possibilita que o crítico (e não falo só daquele que escreve sobre o filme, mas também daquele que o lê) signifique o filme da […]


26 de janeiro de 2015, 11h11

“Whiplash – em busca da perfeição”, por Cecília Shamá

Quatro paredes, som de bateria ao longe, escuridão. É preciso escutar antes de ver. Whiplash (2014) começa da forma que termina: no escuro. Ao som do jazz. Ali está o momento de criação daqueles que se submetem aos desejos de seus dons: a solidão. Essa sequência se repete na cena final: você precisa criar para […]


26 de janeiro de 2015, 11h01

Milos Morpha – Retrospectiva 2014

    Mesmo atrasada quase um mês, a tradicional lista com os textos (e, agora, também podcasts) do Milos que se destacaram no ano sai. Como sempre, ela inclui os mais lidos do ano e os meus queridinhos por afeto. Leiam à vontade! Os Grandes Filmes de 2014 50 cenas musicais que me fizeram refém […]


20 de janeiro de 2015, 17h08

“Birdman”, por Cecília Shamá

O mais novo longa do diretor. O plano-sequência final. A película se mostra de forma nova. Construção dos personagens. Contra plongée. Filme afetado. Bazin. Furo no roteiro. Divisão por atos. Motivação. Teatro filmado. Brecht. Eu não vou citar os trabalhos anteriores de Alejandro González Iñárritu, nem citar seus pontos em comum para dar uma de […]


17 de janeiro de 2015, 14h14

50 cenas musicais que me fizeram refém do gênero

1-    “Seerauber Jenny” (A Ópera dos Três Vinténs) Diretor: G.W. Pabst Um dos primeiríssimos filmes musicais é esta adaptação da Ópera dos Três Vinténs, instigante e incendiário texto de Bertolt Brecht. O discurso do filme de Pabst é claro: mendigos, ladrões e prostitutas, uni-vos. Seerauber Jenny é o número da Judas da trama, a quem […]


31 de dezembro de 2014, 01h18

Os grandes filmes de 2014

Convidei colegas, professores, cineastas, cinéfilos, produtores, enfim, pessoas que atuaram na minha visão de cinema e crítica no último ano a nomear seus 10 filmes preferidos de 2014. Aqui está o resultado.       Alan Campos, crítico do Blow Up Now Em ordem de preferência 1-       Vidas ao Vento (Hayao Miyazaki) 2-      Boyhood (Richard […]


22 de dezembro de 2014, 12h22

A câmera para mim, registros de uma geração

O MOV – I Festival Internacional de Cinema Universitário do Recife não pode ser entendido como uma amostragem perfeita de futuro cinema, tanto porque nem todos os cineastas começam estudando e produzindo dentro da universidade quanto pela influência que o gosto dos curadores possa ter tido na seleção. Mas não importa. O MOV é um […]


21 de dezembro de 2014, 21h08

A Gangue e a observação da vida humana, por Daniel de Andrade Lima

        A linguagem parece imprescindível para a compreensão de um contexto diferente ao do sujeito. O ser humano tem grande facilidade para entender intenções diversas, diferenciando atitudes ameaçadoras de não ameaçadoras, o que configura, provavelmente, uma das formas de comunicação mais básicas da espécie: a empatia emocional entre indivíduos. Ser inserido num […]