Milos Morpha

por Cesar Castanha

29 de outubro de 2014, 11h59

Turistas

Uma das características mais motivadoras de um festival de cinema, pra mim, é a possibilidade de imediatamente confrontar leituras para os filmes vistos. Assim, desde que vi Turistas (ou Força Maior, o filme ainda não tem tradução oficial) no último sábado, parte da programação do Janela Internacional de Cinema do Recife, ouvi de amigos as […]


+ posts

19 de outubro de 2014, 22h27

10 filmes: Os Irmãos Coen, por João Vítor Pessanha

Um Homem Sério Larry Gopnik, após terminar os últimos cálculos que tomam completamente um gigantesco quadro negro, vira-se para seus alunos e diz: “The Uncertainty Principle. It proves we can’t ever really know… what’s going on. So it shouldn’t bother you. Not being able to figure anything out. Although you will be responsible for this on […]


09 de outubro de 2014, 14h33

O Homem Mais Procurado

Willem Dafoe e Philip Seymour Hoffman em O Homem Mais Procurado O thriller é um dos poucos gêneros desenvolvidos no cinema clássico que mantêm uma identidade forte o bastante para perpassar quase todos os filmes que assim são identificados. Compartilha com o suspense e o drama policial certo tom nebuloso de surpresa esperada, mas indefinida. A […]


08 de outubro de 2014, 12h59

Hélio Oiticica

A geração inovações artísticas dos anos 1960 inspira certo respeito generalizado. No Brasil, ela está representada no Cinema Novo, na Tropicália e em outros movimentos que despontam com menos força na memória coletiva. Como geralmente acontece, as inovações marginais da arte de uma época são potencialmente incorporadas pela cultura hegemônica (respeitável, talvez, pois cabe aqui […]


05 de outubro de 2014, 16h19

A nova comédia feminina – tentativas de representação feminista em Hollywood

Rosalind Russell e Cary Grant em Jejum de Amor A comédia-romântica, como gênero que surgiu no cinema falado, tradicionalmente coloca a seus diálogos e roteiros uma importância ímpar. É crucial para os filmes do gênero que os personagens falem e o que eles falam. Além disso, é um gênero tradicionalmente feminino, no sentido de trazer […]


03 de outubro de 2014, 20h37

Perdido na Tradução

Há séculos a literatura convive com a difícil necessidade de ter obras traduzidas para outros idiomas. O desafio se intensificou à medida que a noção de autoria foi ganhando espaço no romance moderno e a prosa se tornando mais particular e complexa. E, se Dom Quixote já não seria fácil, como fazer com os devaneios […]


21 de setembro de 2014, 13h57

O Passado, por Radamés Marques

Pauline Burlet em O Passado Tenho prometido este texto a Cesar há um bom tempo. Entre tantas idas e vindas, e também devido ao meu receio em revisitar o filme, ele ficou guardado, foi mexido, remexido, remendado. Não sei se é o melhor que eu poderia fazer, mas acho que é o mais próximo daquilo […]


14 de setembro de 2014, 11h28

Livrai-nos do Mal

Eric Bana em Livrai-nos do Mal No ano passado, A Invocação do Mal (James Wan) colheu todos os louros como o grande filme de terror blockbuster da década e se tornou quase um herói do gênero. Guardado o respeito a uma produção cuidadosa, atuações respeitáveis e uma direção de classe, a verdade é que o […]


03 de setembro de 2014, 23h12

Monty Phyton – O Sentido da Vida (1983)

Quando na minha pré-adolescência descobri Monty Phyton – O Sentido da Vida (Terry Jones e Terry Gilliam, 1983), tinha bastante certeza de que era a coisa mais engraçada que já tinha visto — era uma época em que esses superlativos eram mais honestamente sentidos. Alguns anos depois, viria a ter a mesma sensação com Monty […]


03 de setembro de 2014, 16h28

Anjos da Lei 2

Preocupa-me apontar cinismo na sociedade pós-moderna sem nomear evidências claras que partam de algo além do mero achismo e da observação. Agora, seja ou não uma avaliação precisa, muitos filmes, blockbusters inclusive, têm comprado esse cinismo ou para questioná-lo ou para construir seu jogo ao redor dele. A presença forte da autoconsciência na comédia recente tem servido como […]


28 de agosto de 2014, 17h14

Calvário

Kelly Reilly e Brendan Gleeson em Calvário As primeiras linhas de diálogo em Calvário (John Michael McDonagh, 2014), trocadas em uma confissão, pretendem dar à narrativa do filme determinado tom. Pelas primeiras cenas, a tentativa é bem-sucedida, mas não estou certo de que o resto do filme corresponde. Ou, talvez, eu interprete mal suas intenções. […]


18 de agosto de 2014, 17h13

O Mercado de Notícias

Em outubro de 2013, Bill Keller, editor do The New York Times, convidou Glenn Greenwald, advogado e jornalista que colabora com o The Guardian, para um debate público. O enfrentamento foi bem caloroso e, como todo bom debate, não deixou nenhum resultado definitivo, apenas enriqueceu uma discussão já existente: aquela do Jornalismo hoje, do futuro […]