Vigília Oscar 2012: Toda Forma de Amor

Escrito en BLOGS el
Toda Forma de Amor é realmente aquilo que implica o seu título original: um filme sobre iniciantes (Beginners). Nele nós acompanhamos três momentos da vida de Olive (Ewan McGregor) que se misturam no curto tempo de projeção. Sua infância ao lado da frígida mãe, sua relação com pai, Hal (Christopher Plummer), quando este aos 70 anos assume ser gay e seu caso amoroso com a atriz Anna (Melaine Laurant) logo após a morte do pai. São três núcleos que misturados desenvolvem o protagonista da infância a idade adulta num conto sobre recomeço.
O resultado é um filme bastante delicado no melhor sentido. A dor do luto de Olive está presente em todos os momentos, até mesmo nas memórias. O modo como ele desenvolve a relação com o pai e com Anna estão sutilmente ligados. O auge da trama é quando após a já anunciada morte de Hal a tela se enche em cores que mudam de acordo com a narração de Olive. Vida. Cura. Luz. Natureza. Harmonia. Espírito. Sexo. Arte. São todos elementos presentes no filme, e com a passagem das cores você sente cada uma dessas palavras.
Para o alcance de tais emoções o trabalho do elenco foi primordial. McGregor em um dos melhores papéis de sua longa carreira. Laurant entrega a personagem em cada sorriso. E o que dizer de Plummer? Tão delicado, tão sofisticado, tão tocante e ainda tão cômico. Toda Forma de Amor é um belo filme de lindas lições, gostaria que se produzisse pelo menos um desses por ano.

Toda Forma de Amor recebeu 1 indicação ao Oscar: Melhor Ator Coadjuvante (Christopher Plummer)