Ainda estão com Moro?

Leia na coluna de Cleber Lourenço: Sabe esse monte de arroubos antidemocráticos que Bolsonaro tentou passar e não conseguiu? Moro conseguiria passar e ainda faria pior

Sergio Moro (Reprodução/TV Cultura)
Escrito en OPINIÃO el

É irônico ver empresários do Sul propondo um movimento de defesa das instituições e querendo colocar Moro como líder da coisa, quem sabe até candidato a presidente do movimento.

Logo ele que o que mais fez durante a vida pública foi solapar o sistema acusatório e a Constituição. Sabe esse monte de arroubos antidemocráticos que Bolsonaro tentou passar e não conseguiu?

Moro conseguiria passar e ainda faria pior. Vide o pacote anticrime, ou melhor, o pacote pró-barbaridade. Por sorte a falta de articulação do governo atrapalhou. Moro despreza a CF.

Nosso ex-ministro agora terá muita dificuldade de se manter nas capas de revistas e jornais, perdeu a máquina pública, viverá como uma espécie de Ronaldo Esper da política, tentará manter seu patamar e palanques através de alfinetadas em suas colunas na Revista Crusoé.

A situação é tão deprimente que o autor de livro sobre juiz que inspirou Moro lamenta prefácio do ex-ministro na edição brasileira.

Análises de conjuntura de maneira periódica podem não ser o suficiente para Moro se manter na mídia caso Bolsonaro consiga terminal o seu mandato. Caso contrário, o ex-ministro herdará hordas de iludidos e insatisfeitos com o presidente.

Não será muito difícil para quem já foi líder dos extremistas. Até hoje onde Jair não avançou, Moro foi com unhas e dentes.

Já avançou contra jornalistas, bandas punks e já atuou contra os direitos humanos e a Constituição. Já fez militância em prol da barbaridade no país com seu enfadonho pacote anticrime.

No auge do esgarçamento democrático e da crise com os milicianos do Ceará, o então ministro da Justiça decidiu aproveitar para passear de tanque pelas ruas de Brasília.

Não tenho dúvidas que o ex-juiz e ex-ministro pode, sim, aparecer nas urnas eletrônicas de 2022, mesmo com seus pareceres enfadonhos.

*Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Fórum