o colunista

por Cleber Lourenço

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
06 de dezembro de 2019, 23h54

Financial Times: fogo na Amazônia e na nossa economia

Cleber Lourenço destaca notícia do Financial Times, que divulgou que investidores passaram a boicotar o Brasil, por conta do descalabro ambiental que tomou conta do país

Foto: Reprodução/Financial Times

Desde que Jair Bolsonaro assumiu a presidência do país, diversos analistas políticos e até mesmo membros da bancada ruralista advertiram o governo de que a questão ambiental estava intimamente ligada à economia brasileira. E como sempre o governo espantou com bicudas qualquer sugestão que levasse ao bom senso.

Desde então, o governo parece que promoveu uma verdadeira campanha para mostrar ao mundo seu desleixo com a questão ambiental. Agora, tem que conviver com mais uma notícia ruim para a economia.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

Segundo o jornal Financial Times investidores passaram a boicotar o Brasil, por conta do descalabro ambiental que tomou conta do país.

Após a escalada de preocupação global com os incêndios que devastaram parte da floresta amazônica, que atingiram o pico em agosto, um dos maiores investidores Escandinávia, a “Nordea Asset Management”, desistiu de apostar no país. A empresa, que controla mais de € 200 bilhões em fundos, anunciou a interrupção das compras de dívida soberana, emitida pela nona maior economia do mundo, e examinou suas participações existentes.

“Como a Nordea Asset Management está investindo dinheiro em nome de seus clientes, devemos sempre avaliar incertezas políticas e ambientais para gerenciar riscos financeiros”, disse o investidor norueguês, ao ser questionado sobre a suspensão.

A decisão fez parte de uma onda de movimentos de gestores de ativos e empresas multinacionais, para limitar o risco de fazer negócios com empresas ou entidades brasileiras expostas ao desmatamento.

Assim como fez a varejista sueca H&M, que parou de comprar couro brasileiro, com medo de contribuir para os danos ambientais na Amazônia.

O que fará Paulo Guedes? Pedirá um AI-5 para investidores internacionais? Fico curioso em saber como o governo e, principalmente, o ministro da Economia irão balizar mais esse vexame internacional, uma vez que por lá as bravata, ameaças e gritarias são ineficientes.

Vale lembrar que na semana passada uma ONG social, mantida pelas principais corporações no Brasil, também já havia criticado duramente o governo.

O que só reforça meus alertas de que o governo se encontra encurralado e que a agenda econômica quebrou.

Vamos ver como vão reagir o agronegócio e a bancada ruralista, principais fiadores e militantes durante a campanha de “Seu Jair“.

*Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum.

Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum