Governo vive “quarta-feira de terror”. O que isso significa?

Leia na coluna de Cleber Lourenço: "Nenhuma notícia boa para o governo nesta quarta-feira. Na verdade, só acabou deixando ainda mais pungente a sua incompetência"

Bolsonaro e seu fake na saída do Palácio da Alvorada (Reprodução)
Escrito en BLOGS el

Já nas primeiras horas do dia o presidente protagonizou uma das cenas mais deprimentes da história da presidência da república, fazendo jus ao desprezo que Jair Bolsonaro possui pela liturgia do cargo que ocupa.

Para fugir dos questionamentos dos jornalistas em relação ao pífio PIB de 2019 que orbitou na casa dos 1%, Bolsonaro colocou o humorista Carioca fantasiado em seu lugar distribuindo bananas para os jornalistas e fazendo palhaçadas. Lamentável.

Vamos aos fatos, só hoje:

  • Sigilo que liga gabinete de Eduardo Bolsonaro e gabinete do ódio é quebrado;
  • A justiça do Rio quebrou o sigilo bancário dos milicianos Ronnie Lessa (vizinho de Jair Bolsonaro) e Élcio de Queiroz;
  • Na mesma semana a defesa do senador Flávio Bolsonaro apresentou dois novos recursos para tentar trancar a investigação envolvendo rachadinha no seu gabinete;
  • Divulgação do PIB de 2019 (que cresceu 1,1%) que conseguiu ser pior que o PIB no governo Temer;

Ou seja, nenhuma notícia boa para o governo. Na verdade, só acabou deixando ainda mais pungente a sua incompetência.

E assim como em outros momentos, o governo recorreu para a agitação de seus seguidores e estímulo à agressividade.

A “palhaçada” na frente do Palácio da Alvorada é uma amostra do que está por vir. O episódio de hoje serviu não só para desviar a atenção mas também atiçar o ódio aos jornalistas.

O movimento não é novo. Semana passada, com a ameaça de um processo de impeachment, Bolsonaro decidiu voltar a agitar as tropas pelo país.

Em novembro do ano passado o governo também se apavorou e membros chegaram a suscitar um novo AI-5.

A manifestação convocada por movimentos contra o congresso e o STF para este mês é uma resposta também do governo contra a derrota envolvendo o orçamento impositivo.

O que devemos esperar nos próximos dias? Mais ameaças contra a democracia, mais palhaçadas e descalabros verbais, pois este é o expediente que o governo tem para esconder suas próprias incapacidades.

Um governo incapaz de trabalhar com verdade para resolver os problemas do Brasil dos brasileiros, as longas filas no Bolsa Família, no INSS, a falta de empregos, a corrosão do poder de compra. Problemas que, além de incapazes de resolverem, eles também deixam claro que não possuem o mínimo interesse em trabalhar.

Sobre as notícias mencionadas acima, recomendo que a oposição também trabalhe em sua reprodução à exaustão.

Bolsonaro sabe que não tem o apoio majoritário da cúpula militar para uma aventura contra a democracia e também sabe que o grande capital desde o ano passado dá sinais de que irá desembarcar do governo.

Não é a primeira vez que alerto aqui para o comportamento de fera ferida do Palácio do Planalto. Quanto mais emparedado por conta de suas próprias debilidades, mais agressivo ele se tornará.