CANABIS

Cultivo em espaço fechado: entenda a nova liberação da Anvisa sobre a maconha

Decisão inédita é considerada um marco para a questão, expectativa é que seja usada como precedente para futuras causas

Cultivo em espaço fechado: entenda a nova liberação da Anvisa sobre a maconha.Decisão inédita é considerada um marco para a questão, expectativa é que seja usada como precedente para futuras causasCréditos: Aphiwat chuangchoem/Pexels
Escrito en BLOGS el

Atendendo a pedidos da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), a diretoria da Anvisa (Agência Brasileira de Vigilância Sanitária) aprovou na quarta-feira passada (14) o cultivo de canabis, a popular maconha, em espaços fechados para fins científicos.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

Antes da decisão as pesquisas dessa natureza, e há diversas delas pelo Brasil, só podiam contar com a substância proveniente de importação. As queixas de pesquisadores - de que tal legislação limita a possibilidade científica - foram amplamente divulgadas nos últimos anos.

A expectativa agora é de que a decisão possa servir como um precedente para que outros pesquisadores e institutos que demandam do insumo possam obtê-lo.

De acordo com o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, a decisão é um marco histórico para a questão. O Instituto do Cérebro da UFRN desenvolve pesquisa sobre a eficácia de fitocanabinoides, substâncias obtidas através da polêmica planta, no tratamento de problemas neurológicos e psiquiátricos. O estudo é feito com animais que apresentam desde epilepsia até problemas cognitivos e afetivos.

Já o diretor da Anvisa e relator do processo, Alex Machado Campos, elogiou a agência no que diz respeito ao conhecimento científico sobre a canabis e aproveitou o momento do país para fazer uma defesa da ciência na hora de dar seu voto. “As instituições poderão alcançar melhores resultados e mais possibilidades no tema”, disse.

*Com informações da Folha.