COMPORTAMENTO

Bela Gil diz que é contra a monogamia; veja artistas que vivem relações abertas

Bela Gil afirma que "desde sempre desacreditou das mono(culturas), incluindo as monogamias"

Bela Gil e o marido, JP Demasi, vivem relação não monogâmicaCréditos: Reprodução/Instagram/@belagil
Escrito en BLOGS el

A apresentadora Bela Gil criticou a monogamia e revelou que vive uma relação aberta com o marido João Paulo Demasi. Nesta terça-feira (15), dia em que se comemora o Dia de São Valentim - Dia dos Namorados em outros países -, ela fez uma declaração ao companheiro no Instagram e disse que "desde sempre desacreditou as mono(culturas)", incluindo as monogamias. 

"Essa visão colonialista e limitada dos monopólios, monoculturas, monoteísmos e monogamias muitas vezes, porém nem sempre, se desdobra em violência contra a terra (desmatamento), contra a mulher (feminicídio), contra religiões (intolerância religiosa) e contra os pequenos (falência)! Então aproveitando o dia de São Valentim, feliz de somar a vida com vc meu amor. Seguimos há 18 anos juntos e livres para amar!", escreveu Bela Gil.

A chef e o empresário são pais de Flor, de 12 anos, e Nino, de 5. Assim como Bela Gil, outros artistas já declararam que vivem relações abertas e se posicionaram a favor da não monogamia.

Confira outros famosos que tem relacionamentos abertos

Fernanda Nobre e José Roberto Jardim

A atriz Fernanda Nobre - atualmente no ar em "Um Lugar ao Sol" - é casada há nove anos com o ator e diretor José Roberto Jardim e, há três anos, o casal decidiu abrir o relacionamento. "Mais do que tratar de relacionamento aberto, minha proposta é falar do lugar da mulher na sociedade sem escolher. A mulher fica repetindo padrões, que nesse caso é a monogamia, sem saber se é o que quer, porque desconhece que existem outras maneiras", disse Fernanda em entrevista ao "O Globo".

Bianca Andrade e Fred

Bianca Andrade, a Boca Rosa, já declarou que vivia um "amor livre" com o youtuber Fred, do canal Desimpedidos. Após a gravidez de Cris, ambos fecharam a união. No entanto, a influenciadora disse que o casal "não se define". "É um amor sem cobrança, sem submissão, sem dependência emocional. Não tem a ver sobre ficar com outras pessoas. Mas se tiver vontade, tudo bem", afirmou em entrevista ao UOL em 2020.

Will Smith e Jada Pinkett

Após Jada Pinkett ter se envolvido com o rapper August Alsina, Will Smith foi a público dizer que o casamento de 23 anos dos dois não é monogâmico e que ele também já teve outros relacionamentos extraconjugais. “O casamento para nós não pode ser uma prisão. As experiências da liberdade que demos um ao outro e o apoio incondicional, para mim, é a mais alta definição de amor", afirmou à GQ internacional.

Mariana Lima e Enrique Díaz

Mariana Lima revelou em entrevista para o jornal "O Globo" que a relação de mais de 20 anos com Enrique Diaz é aberta. A atriz contou ainda que já teve relações sexuais com outras mulheres e que foi, inclusive, "profundamente apaixonada" por outra mulher.

 

O que é poligamia, monogamia e relacionamento aberto?

Monogamia é uma forma de relacionamento em que um indivíduo tem apenas um parceiro, seja sexual ou romântico, durante a sua vida ou durante períodos. Já a poligamia é um sistema onde a pessoa mantém relacionamentos acordados com duas ou mais pessoas.

Já o relacionamento aberto é um tipo de relacionamento onde duas pessoas estão envolvidas, mas estão "abertas" ao possível envolvimento físico com outras pessoas. Este tipo de relacionamento é visto como uma alternativa aos relacionamentos baseados na monogamia, o mais comum atualmente.