PROTEGENDO O AMIGÃO

Cachorro com roupa de frio: Quais raças precisam e quando é necessário agasalhá-los

A chegada do inverno faz com que muita gente ponha uma espécie de casaco no seu doguinho. Mas afinal, todos os cães precisam dessa proteção? Quando vesti-los? Entenda

Créditos: Ingenio Virtual/Reprodução
Escrito en BLOGS el

O Brasil é um país em que na maior parte de seu território prevalecem temperaturas altas e mesmo no inverno, de um modo geral e não maior parte dos dias, o clima é ameno. Mas o frio, às vezes intenso, também aparece em algumas regiões e quem sai na rua, e for observador, percebe uma cena pouco comum: cães usando roupa.

Afinal, quando é de fato necessário vestir o seu doguinho? Eles sentem frio como os humanos? Há regras para que esses animais de estimação se protejam nos dias de temperatura mais baixa?

O jornal Clarín, da Argentina, país onde o inverno é mais rigoroso, foi ouvir quem entende do assunto para orientar os donos desses pets quanto à necessidade de mantê-los aquecidos usando os mais variados modelitos caninos.

Melina Wajner, médica veterinária de uma rede de clínicas de Buenos Aires, diz que nem todos os cachorros precisam usar roupas nos dias frios.

“Não é necessário que todos os cães usem casaco no inverno. Vai depender muito da raça, se são cães adaptados ao frio ou mais adaptados ao calor, do ambiente onde vivem, se vão passar muito tempo fora ou se são mais propensos a ficar dentro de casa, enfim, se eles saem para passear na rua”, explica a profissional.

Melina esclarece que os animais de pelos mais longos, como das raças golden retriever, pastor alemão, husky siberiano, border collie, ou o são-bernardo são adaptados a viver em temperaturas muito baixas e até na neve, o que dispensa qualquer tipo de proteção extra.

Já nos cachorros de pelo curto ou quase sem pelo, como o chihuahua, o galgo, o dachshund (conhecido como “salsicha”), o pinscher, ou o buldogue, o uso de um “agasalho” é indicado, uma vez que são raças que não estão preparadas para essa estação e sentem frio, como os seres humanos.

O que deve ser levado em conta também, explica Melina, é o porte dos cachorros. Cães menores, mesmo que tenham pelos maiores, sentem muito mais frio e têm mais dificuldade de manter a temperatura corporal que os de raças maiores.

Uma pesquisa da Universidade de Tufts, nos EUA, revelou que os cachorros de pequeno porte e médio, uma temperatura que vai de 4°C a -1°C pode oferecer um significativo risco de morte para esses animais, enquanto que para as raças de porte grande a resistência aumenta: apenas além de temperaturas de 1°C a -6°C é que os riscos começam a ficar sérios.

Por fim, a veterinária argentina explica que, exceto se a residência onde vive o cão for muito fria, não há necessidade de manter seu doguinho agasalhado dentro de casa. Os casaquinhos, que podem ser feitos de algodão, lã, material térmico e até à prova de chuva, em vias gerais, são para usar quando os bichos forem passear na rua.