MACONHA

Parlamentares da Argentina querem criar empresa pública de cannabis medicinal

Deputados da Cidade Autônoma de Buenos Aires apresentaram o projeto e iniciaram a articulação para aprová-lo

Parlamentares da Argentina querem criar empresa pública de canabis medicinal.Créditos: Rede Brasil Atual/ EBC
Escrito en BLOGS el

Desde 2020 na Argentina é permitido o cultivo individual de cannabis para fins medicinais. Agora, um grupo de parlamentares da Cidade Autônoma de Buenos Aires, da Frente de Todos, apresentou um projeto de lei que cria uma empresa estatal para o desenvolvimento de derivados da cannabis para fins terapêuticos, científicos, medicinais e industriais. 

Ao site El Planteo, a legisladora peronista Claudia Neira declarou que "temos praticamente a mesma estrutura produtiva há 15 anos e para modernizá-la precisamos de um Estado com políticas focadas, não só que corte a grama dos parques". 

Os parlamentares também acreditam que a estatal, cujo nome, se aprovada, será CannaBA, irá impulsionar a nova indústria da cannabis "que é criada graças à legislação promovida pelo Governo Nacional". 

Além disso, a CannaBA, mobilizaria recursos (privados e públicos), criaria empregos, "mas também promoveria um aumento na escala da produção de cannabis, que está em alta demanda entre aqueles que precisam de tratamentos médicos", justifica a parlamentar. 

Caso a proposta seja aprovada, a CannaBA deve ser construída na Comuna 8, que é composta pelos bairros de Villa Soldati, Villa Lugano e Villa Ricahuelo. A localização é justificada por conta da presença de áreas de cultivo na região e também "porque há necessidade de gerar políticas de desenvolvimento no sul da cidade". 

A Argentina já conta com uma empresa estatal de produção canábica para fins medicinais e industriais, trata-se da Cannava, localizada em Jujuy, cidade localizada ao noroeste do país e que serve de inspiração para o projeto apresentado na Cidade Autônoma de Buenos Aires. 

Atualmente, a legislação da Argentina permite o porte de pequena quantidade de maconha para adultos. Em 2020, foi aprovada uma lei nacional que liberou a produção da cannabis para fins medicinais e industriais, no entanto, para fins recreativos segue proibido.