Câmara de Representantes dos EUA aprova despenalização da maconha

Projeto que legalizaria o uso recreativo em todo o país foi apoiado por quase toda a bancada do Partido Democrata, e agora irá para o Senado. Atualmente, apenas alguns estados contam com leis de descriminalização

A despenalização da maconha em todo o território dos Estados Unidos está cada vez mais perto de se tornar realidade, graças a um projeto nesse sentido que foi aprovado nesta sexta-feira (4) na Câmara de Representantes, a primeira instância do Poder Legislativo no país norte-americano.

O apoio quase unânime da bancada do Partido Democrata, que tem maioria na câmara baixa, foi decisiva para uma vitória por 228 votos contra 164. No entanto, se estima que o mesmo resultado será mais difícil no próximo trâmite, já que no Senado a maioria é do Partido Republicano.

Caso supere a próxima votação e se torne leio, o projeto faria com que a maconha seja retirada da Lista de Substâncias Controladas, na qual figura atualmente no mesmo patamar que substâncias como a cocaína e a heroína.

No entanto, também é importante ressaltar que muitos estados do país possuem, em suas legislações estaduais, mecanismos que permitem o uso medicinal da maconha, e até mesmo o uso recreativo em alguns casos.

A Fórum publicou recentemente uma matéria especial sobre a legalização da maconha nos Estados Unidos, que já inclui os estados onde essa despenalização foi aprovada recentemente, em plebiscitos que aconteceram no mesmo dia das eleições presidenciais, no dia 3 de novembro.

Avatar de Victor Farinelli

Victor Farinelli

Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos, há 15 anos é correspondente na Argentina (2004 e 2005) e no Chile (desde 2006).

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR