É blackout, não blackface!, por Erika Hilton

"Se você se considera uma pessoa antirracista, publique conteúdos produzidos por autores, artistas, ativistas e coletivos negros. Ah, e não é pra desperdiçar a oportunidade postando quadrado preto, não!"

*Por Erika Hilton

Em razão dos debates e protestos que estão rolando em vários lugares do mundo pautando (finalmente!) a questão racial e o combate ao racismo, hoje tá rolando na internet uma ação chamada #blackoutday, convidando todes a participarem e darem visibilidade a essa discussão. Funciona da seguinte forma: no dia de hoje, use suas redes sociais para a divulgação das vozes de ativistas e movimentos antirracistas. Ceda o seu espaço e empreste o seu alcance nas mídias para essa luta e para essas vozes. Faça isso republicando e compartilhando conteúdos produzidos por pessoas negras antirracistas. A ideia é fazer essa discussão sair da bolha e alcançar o máximo possível de pessoas. Afinal, o racismo não é um problema de negros e negras, mas de toda a sociedade, em todas as partes do mundo.

A trágica morte de George Floyd nos Estados Unidos, assim como as de João Pedro, João Vitor, Agatha, entre tantos outros jovens negros aqui no Brasil, são exemplos do que o movimento negro chama de GENOCÍDIO DA JUVENTUDE NEGRA E PERIFÉRICA. O sistema racista não descansa e diariamente inventa novas formas de nos oprimir e nos matar, física e simbolicamente. Seja pela violência policial, pela falta de políticas públicas, pelo sucateamento do sistema de saúde, pela baixa qualidade do ensino nas escolas ou pela falta de representatividade nos meios de comunicação, o racismo estrutural é muito eficiente. E é preciso que todes se unam para agir contra a manutenção dessa estrutura.

Por isso, se você se considera uma pessoa antirracista, publique conteúdos produzidos por autores, artistas, ativistas e coletivos negros. Ah, e não é pra desperdiçar a oportunidade postando quadrado preto, não! Isso é silenciamento e tá mais pra black face do que pra blackout… mas outro dia a gente conversa sobre isso. #blackoutday #blackouttuesday

*Erika Hilton é deputada pela bancada ativista do PSOL-SP

Avatar de Clara Averbuck

Clara Averbuck

Escritora e jornalista, autora de 9 livros.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR