definindo o roubo de protagonismo

sim, roubo de protagonismo existe. mas… como? quando? * * * uma dúvida: como as pessoas apoiadoras de qualquer movimento “roubam o protagonismo” das verdadeiras protagonistas e o que então deveriam ter feito para “apoiar sem roubar o protagonismo”? minha impressão é que isso não está claro na cabeça de ninguém e tem levado a […]

sim, roubo de protagonismo existe. mas… como? quando?

* * *

uma dúvida: como as pessoas apoiadoras de qualquer movimento “roubam o protagonismo” das verdadeiras protagonistas e o que então deveriam ter feito para “apoiar sem roubar o protagonismo”?

minha impressão é que isso não está claro na cabeça de ninguém e tem levado a múltiplas e inúmeras lutas internas entre pessoas que estão do mesmo lado e poderiam ser aliadas.

vejo pessoas que fizeram literalmente o mínimo para apoiar um movimento (tipo escrever um post ou fazer um cartaz) sendo acusadas de “roubo de protagonismo”.

e fica a dúvida: se esse quase nada é “roubo de protagonismo”, então o que não seria?

muitas vezes, acusar alguém de “roubo de protagonismo” me parece código para:

“calaboca, sai da luta, não queremos você aqui, nem esse seu único cartaz de apoio você pode fazer.”

alice walker quem exige seu silencio

Publicidade

(gosta dos meus textos? então, assina meu newsletter.)

Avatar de Outrofobia

Outrofobia

outrofobia. s.f. rejeição, medo ou aversão ao outro. termo genérico utilizado para abarcar diversos tipos de preconceito ao outro, como machismo, racismo, homofobia, elitismo, transfobia, classismo, gordofobia, capacitismo, intolerância religiosa, etc. claudia regina é fotógrafa. alex castro é escritor.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR