não existe racismo de negro contra branco

porque o racismo é um sistema de dominação de cima pra baixo. quem exerce o racismo é a raça dominante, hegemônica, sobre a raça subalterna, oprimida. não tem COMO existir racismo de baixo pra cima. * * * ontem, escrevi um texto em defesa da stephanie ribeiro, militante, feminista, negra, bloqueada pelo facebook por… racismo. […]

porque o racismo é um sistema de dominação de cima pra baixo.

quem exerce o racismo é a raça dominante, hegemônica, sobre a raça subalterna, oprimida.

não tem COMO existir racismo de baixo pra cima.

* * *

ontem, escrevi um texto em defesa da stephanie ribeiro, militante, feminista, negra, bloqueada pelo facebook por… racismo.

agora, muitas pessoas chamaram atenção para um fato: de que eu não poderia afirmar que a stephanie não foi racista se nem vi o que ela falou.

e eu respondo: posso sim.

* * *

Publicidade

uma pessoa negra que entre em surto e mate a facadas várias pessoas brancas PORQUE elas eram brancas…

é uma pessoa louca, é uma pessoa homicida, é uma pessoa que precisa ser presa….

Publicidade

mas não é uma pessoa racista.

o racismo é um sistema, é uma estrutura, através do qual a raça branca domina, explora, mata, estupra as raças que ela vê como inferiores, as pessoas asiáticas, as pessoas originárias, as pessoas negras.

de fato, não sei exatamente o que a stephanie falou para ser bloqueada.

talvez até tenha sido um comentário raivoso com o qual eu não teria concordado.

(uma boa pergunta para homens brancos pensarem: por que será que muitas mulheres negras, nesse nosso país tão machista e tão racista, sentem tanta raiva? o que será que elas estão vendo, sentindo, sofrendo que vocês nem imaginam?)

mas de uma coisa eu tenho certeza:

não tem COMO uma moça negra de 21 anos, bolsista universitária, sem poder algum além da sua própria voz, ter sido racista contra pessoas brancas em um país misógino e negrofóbico até a medula, maior importador de pessoas escravizadas da história, construído em cima do sangue negro.

então, não, a stephanie ribeiro não foi racista.

não se muda o mundo respeitando a opinião de quem te oprime.
não se muda o mundo respeitando a opinião de quem te oprime.

* * *

sobre a história do racismo no brasil: senzalas & campos de concentração.

sobre a raiva das mulheres negras: carta aberta às pessoas privilegiadas.

ambos os textos fazem parte do meu livro outrofobia: textos militantes.

tirinha-racismo

Avatar de Outrofobia

Outrofobia

outrofobia. s.f. rejeição, medo ou aversão ao outro. termo genérico utilizado para abarcar diversos tipos de preconceito ao outro, como machismo, racismo, homofobia, elitismo, transfobia, classismo, gordofobia, capacitismo, intolerância religiosa, etc. claudia regina é fotógrafa. alex castro é escritor.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR