será que fidel castro morreu? e daí?

fidel castro é ancião de 90 anos q ñ exerce função no governo há 10. qd morrer, sua morte vai causar msm convulsão institucional q a morte d itamar: zero.

Escrito en BLOGS el
alguém precisa avisar às blogueiras cubanas sustentadas por washington que fidel castro é um ancião de quase noventa anos que não exerce mais nenhuma função no governo cubano há quase uma década. quando morrer, sua morte vai causar a mesma convulsão institucional que a morte do itamar: zero. * * * uma parte da imprensa conservadora mundial parece ter uma verdadeira ânsia urubuzenta em se fartar da carniça de fidel castro. chegam a fazer countdown:
"fidel está há 234 dias sem ser visto! morreu! morreu!"
(recentemente, sua página na wikipédia chegou a anunciar sua morte.) mas, por incrível que pareça, fidel é um ancião de quase noventa anos, que saiu do governo há quase dez e que, hoje, não tem nenhuma função oficial no governo cubano. (a não ser um cargo honorífico de deputado.) portanto, ele não tem nenhuma obrigação de aparecer em público só para provar que está vivo. e, aliás, quando fatalmente morrer, será uma das coisa mais normais do mundo que um homem da sua idade poderia fazer. cuba é um país livre e soberano, tem um governo legalmente constituído e legítimo, tem presidente, tem vice-presidente, tem constituição, tem cadeia de sucessão previamente estabelecida. quando um ex-presidente morre dez anos depois de deixar o poder, algumas pessoas choram, outras celebram, mas o impacto institucional é zero. * * * não seria exagero afirmar que a grande imprensa brasileira nunca publicou uma única linha informativa e factualmente verdadeira sobre cuba. por isso, criei uma lista "cuba" no facebook, reunindo mais de 50 páginas e perfis para se informar melhor sobre a ilha: sigam aqui. aliás, estou de volta ao facebook depois de dois anos fora. todas as pessoas leitoras da fórum estão convidadas a me seguir, aqui.