Primeira deputada trans da Alesp, Erica Malunguinho se reúne com Lucas Penteado, que desistiu do BBB

"Lucas precisa ter certeza que tropeços fazem parte da vida e que deve continuar, que precisa seguir, e precisa saber que tem gente do seu lado", disse a deputada

Reprodução
Escrito en BLOGS el

A deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL-SP), primeira mulher trans da história a ser eleita para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), se reuniu na tarde desta segunda-feira (8) com o ator e ativista Lucas Penteado, ex-participante do Big Brother Brasil 20, da Globo.

Penteado desistiu do reality show neste domingo (7) após uma das passagens mais emblemáticas de toda a história do programa. Confinado na casa por três semanas, o jovem, que liderou o movimento de estudantes secundaristas que ocupou escolas em São Paulo em 2015, sofreu uma série de abusos psicológicos e pressão por parte de outros participantes.

O último evento que causou intrigas entre os "brothers" aconteceu na madrugada do dia de sua desistência. Ele deu um beijo em outro participante, Gilberto, e teve sua sexualidade questionada. Abalado, Penteado foi ao "confessionário" e pediu para sair do programa.

Leia também: Saída de Lucas Penteado do BBB provoca debate nas redes sobre bifobia

"Como já sabia, ele continua íntegro, coerente e firme na luta (...) Militante ativo, com histórico de luta importante no movimento secundarista, e ARTISTA. Lucas precisa ter certeza que tropeços fazem parte da vida e que deve continuar, que precisa seguir, e precisa saber que tem gente do seu lado. O que aconteceu com Lucas também é símbolo da situação da maioria dos jovens negros e periféricos - principalmente, dos que buscam romper com as correntes do silenciamento", escreveu Erica Malunguinho ao postar fotos do encontro com o jovem. Também estiveram presentes as ativistas Preta Ferreira e Carmen Silva Ferreira, além da jornalista Laura Capriglione, dos Jornalistas Livres.

Em sua postagem, Erica Malunguinho ainda questionou se há pessoas negras na produção do BBB. "As violências clássicas do racismo às quais a juventude negra, periférica e favelada está à mercê, foram midiatizadas em tempo real, e em rede nacional. Continuo me perguntando se há gente preta com lastro político para costurar as narrativas da negritude na produção do programa. Este acolhimento não é sobre meu papel institucional, é sobre o que me faz um ser político na vida. O que atravessa as vidas negras é de uma dimensão ímpar. É complexo e sem respostas rápidas, ainda mais quando acrescido dos registros de gênero, sexualidade, classe, regionalismo", pontuou.

A deputada ainda terminou sua postagem com a mensagem: "ZUMBI SOMOS NÓS!".

Confira.

https://twitter.com/malunguinho/status/1358902875087380481

Conversa com Orlando Silva

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB) usou as redes sociais para divulgar que conversou com o ator e ativista Lucas Penteado, na noite deste domingo (7).

“Conversei agora com Lucas numa chamada de vídeo. Fiquei feliz demais ao ver e ouvir ele daquele jeito de sempre. Adorei escutar ele dizer: ‘estou bem!’. Precisamos refletir muito sobre o que aconteceu com Lucas no BBB21”, tuitou o parlamentar.

A presidenta da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e dirigente da União da Juventude Socialista (UJS), Rozana Barroso, tuitou um vídeo onde Lucas aparece cantando: “Lutar até morrer”.

Confira aqui.