"SEU VOTO FAZ A DIFERENÇA"

Juliette e Anitta estimulam jovens a tirarem título de eleitor

Prazo para tirar o título de eleitor vai até o dia 4 de maio

Anitta e Juliette.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en BLOGS el

cantora e compositora Anitta e a advogada e cantora Juliette Freire, campeã do BBB21, usaram de sua enorme influência nas redes sociais nesta quarta-feira (23) para reforçar uma campanha que tem sido feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aumentar a participação de jovens de 16 a 18 anos nas eleições de outubro. O número de títulos de eleitor tirados pelos mais jovens - que tem voto facultativo - tem sido bem inferior ao esperado. 

"O voto é uma das melhores maneiras de expressar nossa voz dentro da democracia, talvez a mais poderosa. Fico muito triste com a informação que o número de adolescente de 16 e 17 anos que tiraram o título é um dos mais baixos da história. Tirar o título é simples no site do TSE", escreveu Juliette no Twitter.

"A data limite é dia 4 de maio. Mais do que o nome de quem ocupa um cargo, o seu voto influencia a qualidade dos serviços de saúde gratuitos e pagos, diretrizes da educação pública e privada, transporte, alimentação e muito mais. Seu voto faz a diferença!", completou.

Anitta, por sua vez, compartilhou o passo a passo do TítuloNet. "Tem 16 ou 17 anos ou fará 16 anos ATÉ 02 de Outubro? Mudou de cidade e quer votar para o novo presidente do Brasil? Então, fique sabendo que é muito fácil tirar ou transferir o título hoje em dia! É tudo online e não precisa de biometria! É só pesquisar TituloNet e seguir o passo a passo! O prazo final é 04 de maio, não deixe para a última hora!", escreveu.

As publicações rapidamente ultrapassaram a marca de 16 mil curtidas. Elas também compartilharam o recado nos seus stories do Instagram, onde a cantora internacional possui mais de 60 milhões de seguidores e a ex-BBB tem mais de 30 milhões de fãs.

Anitta e Juliette são críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL) e defendem o fim do atual governo. A dona do hit internacional 'Envolver' já travou diversas discussões com integrantes do governo no Twitter. 

TSE estimula participação de jovens nas eleições

O TSE tem realizado uma intensa campanha nas redes para estimular a participação juvenil. Dados de janeiro apontam que apenas 730 mil jovens de 16 a 18 anos tiraram o título este ano, o que representa menos de 10% dos que podem votar nesta faixa etária.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, reforçou o apelo para o registro de jovens durante evento realizado na terça-feira (22). O ministro ressaltou que quem não vota abdica do direito de decidir e deixa que outro decida em seu nome. Ele ainda afirmou que os jovens não podem se deixar levar pela indiferença e pelo ceticismo.

“Por isso, a resiliência democrática, a serenidade que devemos ter na defesa firme das instituições democráticas, o respeito às regras do jogo eleitoral. Isso tudo são condições de possibilidades para que o futuro seja habitável. Para que jovens como vocês tenham a liberdade de pensar e a capacidade de julgar com paz e segurança”, declarou Fachin.

Confira aqui, no site do TSE, mais informações sobre como tirar o título de eleitor