EDUCAÇÃO SOB ATAQUE

Juliette se espanta com PEC que cria cobrança em universidades públicas: "Existe isso?!"

Campeã do BBB, assim como Anitta e outros artistas, se posiciona contra a proposta em tramitação na Câmara que visa instituir mensalidades nas universidades públicas

Juliette Freire.Créditos: Reprodução
Escrito en BLOGS el

A cantora Juliette Freire, campeã do Big Brother Brasil (BBB) 21, da Globo, é mais uma artista a se posicionar contra uma proposta, em tramitação na Câmara dos Deputados, que institui cobrança de mensalidade em universidades públicas

De autoria do deputado bolsonarista General Peternelli (União Brasil-SP) e relatada pelo ex-bolsonarista Kim Kataguiri (União Brasil-SP), a proposta foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta terça-feira (24) e pode já ser votada

"Eu juro que pensei que era 'brincadeira', mas não é. A Câmara dos Deputados discute hoje a PEC sobre cobrança de mensalidade em Universidades Públicas. Existe isso?!", questionou Juliette através do Twitter. 

"Sou filha do ensino público e sei o quanto isso mudou a minha história. O acesso às universidades públicas deve ser gratuito e é nosso direito", prosseguiu a ex-BBB. 

Pouco antes, a cantora Anitta também já havia demonstrado espanto com a proposta ao responder uma postagem feita pela União Nacional dos Estudantes (UNE). "Como assim cobrança se a faculdade é pública? Cobrar a quem? Tô perdida", escreveu. 

Deputados da oposição ao governo Jair Bolsonaro (PL) vêm se mobilizando para tentar barrar a aprovação da PEC e sua própria votação. 

"Sou contra a cobrança de mensalidade em universidade pública. A gente tem que facilitar o acesso da garotada ao ensino superior, não criar barreira. Dito isso, o projeto tem outros problemas graves. Ele sequer define claramente quem teria e quem não teria que pagar", disse o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ). 

"As universidades federais devem ser públicas e gratuitas. É a única forma de democratizar o conhecimento e dar oportunidades para os filhos do povo trabalhador. Os bolsonaristas querem impedir os negros e os pobres de estudar. Mensalidade, NÃO!", afirmou, por sua vez, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP). 

Militares têm projeto no mesmo sentido 

A informação a respeito da votação na Câmara foi divulgada no mesmo dia em que veio a público um projeto feito por militares. Eles traçaram um cenário no qual foi projetado o domínio do bolsonarismo no Brasil até 2035. 

Um dos eixos do documento “Projeto de Nação, o Brasil em 2035” é justamente a cobrança de mensalidades em universidades públicas e o fim da gratuidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Saiba mais aqui