ASSÉDIO SEXUAL

Kevin Spacey, acusado de assédio sexual, fica em liberdade sob fiança; relembre o caso

O protagonista da série “House of Cards” e vencedor de dois Oscars, viu a sua carreira ruir após uma série de denúncias por assédio sexual

Kevin Spacey, acusado de agressões sexuais, fica em liberdade sob fiança; relembre o caso.Créditos: Divulgação
Escrito en BLOGS el

O ator Kevin Spacey, que protagonizou o primeiro grande sucesso da Netflix, a série sobre os bastidores da política estadunidense "House of Cards", compareceu nesta quinta-feira (16) a um tribunal de Londres. Spacey responde por quatro acusações de violência sexual. Spacey ficará em liberdade após pagar fiança. 

Na saída do Tribunal de Magistrados de Westminster, Kevin Spacey conversou com a imprensa e negou todas as acusações. 

Apesar de reconhecer sua "total cooperação" na investigação, a promotoria pediu que ele entregasse seu passaporte e que permaneça em sua residência em Londres até a realização da próxima audiência, que ocorre no dia 14 de julho no Tribunal da Coroa de Southwark, sul de Londres. 

O juiz considerou positivo o fato de que o ator compareceu voluntariamente à corte e não impôs nenhuma medida cautelar. 

 

Ascensão e ruína 

 

Kevin Spacey é um dos mais renomados atores dos EUA e já levou para casa duas estatuetas de Melhor Ator: Beleza Americana (2000) e como ator coadjuvante por "Os Suspeitos" (1995). 

Na época em que surgiram as acusações, Kevin Spacey protagonizava a série sobre os bastidores da política estadunidense "House of Cards", onde interpretava o protagonista da trama, o político sem escrúpulos Frank Underwood. 

Na Inglaterra, Spacey responde por três acusações de violência sexual. "Vou me defender dessas acusações e estou confiante de que minha inocência será provada", declarou o ator ao deixar a audiência nesta quinta. 

A Scotland Yard, a Polícia Metropolitana de Londres, após receber as denúncias realizadas por homens que se dizem vítima de Spacey, abriu uma investigação contra o ator. 

As supostas agressões teriam sido cometidas, principalmente, no bairro londrino de Lambeth, onde fica o famoso teatro Old Vic e que esteve sob direção de Spacey entre 2004 e 2015.

Duas acusações se referem a agressões sexuais cometidas em março de 2015, em Londres, contra uma mesma vítima, que hoje tem mais de 40 anos. 

O outro denunciante afirma que em agosto de 2008 se envolveu em uma atividade sexual com penetração sem seu consentimento. Spacey também é acusado por uma quarta vítima de ter praticado violência sexual em abril de 2013, em Gloucestershire, sudoeste da Inglaterra. 

Além das acusações que correm na Inglaterra, Kevin Spacey já havia sido acusado de assédio sexual nos Estados Unidos, em 2017. 

Spacey é acusado, no estado de Massachusetts, por ter colocado as mãos nas partes íntimas de um jovem de 18 anos em um bar, depois de embriagá-lo, em julho de 2016. No entanto, essas acusações foram retiradas em 2019. 

Por conta das acusações, Kevin Spacey foi demitido da série "House of Cards" e, consequentemente, teve convites para novas produções cancelados. 

Em novembro de 2021, Spacey foi condenado a pagar US$ 31 milhões à MRC, que produzia a série "House of Cards", como forma de compensar a perda de renda atribuída a sua saída da produção que era um sucesso de audiência. 

Desde então, Spacey teve participações irrisórias em algumas produções cinematográficas.