YANGBAN

La Casa de Papel Coreia: entenda o significado da máscara usada pelos personagens

Versão asiática do sucesso europeu da Netflix estreia nesta sexta; plataforma espera ampliar o seu público na região após o sucesso de “Round 6”

La Casa de Papel Coreia: entenda o significado da máscara usada pelos personagens.Créditos: Divulgação
Escrito en BLOGS el

A série espanhola La Casa de Papel (Netflix) é um dos maiores fenômenos de audiência e crítica da Netflix. E nesta sexta-feira (24) a plataforma de streaming lança a versão sul coreana da trama. 

A história e os personagens são os mesmos, mas, ao invés de Salvador Dalí, a trupe está disfarçada de Yangban, personagem que simboliza a classe dominante ou a pequena nobreza da Coreia. 

 

O significado da máscara 

 

A máscara utilizada pela versão coreana de La Casa de Papel é inspirada na figura popular dos Yangban. O termo pode ser traduzido como "dois ramos", que se referia aos indivíduos que possuíam cargos como administradores civis e também cargos marciais. 

O termo Yangban se inseriu na cultura coreana durante a Dinastia Joseon que era, basicamente, composto pela aristocracia e militares. Dessa maneira, faz sentido que a versão coreia tenha escolhido tal símbolo, visto que ela representa a divisão de classes e o personagem do professor busca fazer uma distribuição de renda.

Os yangban eram compostos, principalmente, por funcionários públicos e oficiais do alto escalão societário. Em grande parte, eram administradores do governo e burocratas que supervisionavam o trabalho agrário da Coreia medieval até o final da dinastia Joseon, em 1897.  

Cabe destacar que, ao contrário da aristocracia europeia e japonesa, os títulos de nobreza não tinham base hereditária, eles eram concedidos por lei aos yangban que passavam em exames no serviço público. 

Com o fim das dinastias, a figura das máscaras yangban permaneceram na cultura popular da Coreia. 

O Yangban também possui outro significado: este vinculado ao Hahoe byeolsingut talnori ou "Ritual especial de drama para os deuses de Hahoe”. Classificado pela sociedade da Coreia como uma das principais manifestações culturais, ele é visto como parte de um tesouro nacional. 

 

O elenco 

 

O elenco é composto por Yoo Ji-Tae (Professor), Jeon Jong-Seo (Tokyo), Park Hae-soo (Berlim), Lee Won-Jong (Moscou), Kim Ji-hoon (denver), Jang Yoon-ju (Nairobi), Lee Hyun-woo (Rio), Kim Ji-un (Helsinki) e Lee Kyu-ho (Olso). 

A Netflix já divulgou dois vídeos promocionais da série: no primeiro são apresentados os personagens: 

E no segundo, a trama, que não possui grandes alterações em relação à versão espanhola. 


A nova versão de La Casa de Papel, que estreia nesta sexta, mostra que a plataforma quer ampliar ainda mais a sua inserção no mercado asiático depois do sucesso estrondoso de "Round 6".