Repercussão

"Tremembé": Cristian Cravinhos acusa série da Amazon de mentir sobre sua sexualidade

Ele e o irmão, Daniel Cravinhos, participaram com Suzane von Richthofen do assassinato de Manfred e Marísia von Richthofen

Escrito en Blogs el
Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).
"Tremembé": Cristian Cravinhos acusa série da Amazon de mentir sobre sua sexualidade
"Tremembé": Cristian Cravinhos acusa série da Amazon de mentir sobre sua sexualidade. Divulgação

Estreou na última sexta-feira (31) a série "Tremembé", megaprodução nacional da Amazon Prime Video que, desde que entrou no ar, já figura entre os produtos mais assistidos da plataforma e foi parar no Top 10 Global do streaming.

A produção tem como destaque o dia a dia de alguns prisioneiros e prisioneiras ilustres do Tremembé: Suzane von Richthofen (Marina Ruy Barbosa), Anna Carolina Jatobá (Bianca Comparato), Elize Matsunaga (Carol Garcia), Alexandre Nardoni (Lucas Oradovschi), Daniel Cravinhos (Felipe Simas) e Cristian Cravinhos (Kelner Macêdo).

Transitando entre o humor e o horror, a série "Tremembé" mergulha na intimidade destes criminosos, e um dos aspectos que têm chamado a atenção da audiência é a maneira explícita como a vida sexual dos detentos tem sido retratada. É aqui que mora a polêmica que tem dado o que falar — e ela envolve o ex-detento Cristian Cravinhos.

Preso, Cristian Cravinhos vive entre o trabalho dentro do presídio e o cuidado com seu irmão, que tem pensamentos suicidas e se diz arrependido de ter participado do assassinato dos pais de Suzane. No entanto, a vida de Cristian muda com a chegada de Duda (João Pedro Mariano), que passa a fazer parte de sua vida afetivo-sexual.

Mas, após a enorme repercussão da série, Cristian Cravinhos, que está em liberdade condicional, foi às redes sociais acusar a produção de mentir sobre sua vida sexual e afirmou que “é tudo mentira”, ou seja, que ele não se envolveu com outro homem no período em que esteve preso no Tremembé.

 

Tremembé

O roteiro da série é assinado por Vera Egito — que também dirige a produção —, Ulisses Campbell, Juliana Rosenthal, Thays Berbe e Maria Isabel Lorio, e tem como fonte de inspiração três livros assinados por Ulisses Campbell, que também assina o roteiro da produção da Amazon Prime Video:

  • Suzane: Assassina e Manipuladora (2020)
  • Elize Matsunaga: A Mulher que Esquartejou o Marido (2021)
  • Tremembé: O Presídio dos Famosos (2025).

Até este momento, ninguém da produção de "Tremembé" se pronunciou sobre a declaração de Cristian Cravinhos, que também não aprofundou sua insatisfação nem informou se pretende tomar alguma medida judicial contra a produção.

"Tremembé" tem cinco episódios, e todos estão disponíveis na Amazon Prime Video.

Logo Forum