BBB: Desabafo de Natália levanta debate sobre solidão da mulher negra nas redes sociais

Gleici Damasceno e Thelma Assis defenderam Natália: "O mais triste é que as pessoas vão resumir a mimimi". Designer de unhas teve crise de choro e disse que se sentia "isolada e mal"

Natália Deodato, participante do BBB 22. (Foto: Reprodução/Globoplay)Créditos: Reprodução/Globoplay
Escrito en BLOGS el

O desabafo de Natália Deodato, participante do Big Brother Brasil 2022, durante a festa do líder na noite desta quarta-feira (26), levantou um debate importante nas redes sociais sobre a solidão da mulher negra. A designer de unhas teve uma crise de choro e ameaçou apertar o botão de desistência nesta madrugada.

Natália foi consolada pelos outros participantes, principalmente por Maria, que afirmou que não deixaria ela desistir do programa, e por Jessilane, Linn da Quebrada e Naiara Azevedo, que conversaram com ela no quarto.

Muitas pessoas, incluindo dentro da casa, afirmaram que a sister estaria chateada por ter visto Lucas e Eslovênia - uma mulher branca - se beijarem na festa. Isso porque, no mesmo dia, Natália trocou carícias com o estudante de medicina, que chegou a dizer que ela era o porto seguro dele no BBB.

https://twitter.com/RibSte/status/1486632762882854912?s=20

No entanto, a própria Natália justificou para as outras sisters que havia se sentido isolada e mal "por vários motivos". "Primeiro, porque eu queria chegar nas meninas e não consegui um acesso", justificou. "Não é só você", disse Naiara.

"Igual o outro quarto, eu queria estar mais acessível. Não é por causa de macho, é por vários motivos, vi que não tenho estrutura para isso. Se eu estou lá fora, deu um atrito com alguém, eu posso viver minha vida tranquila, que a pessoa não vai me importunar. Aqui não tem para onde correr, não tem para onde olhar", continuou Nati.

Naiara interrompeu a amiga: "Você começou com esse auê todo aqui depois que o boy agarrou a outra lá". "Não foi, não foi só isso", rebateu a designer de unhas. "Não é só isso Naiara, mas também é isso", disse Jessilane.

https://twitter.com/tracklist/status/1486639440399413250?s=20

Natália e a solidão da mulher negra

Nas redes sociais, muitas pessoas defenderam Natália. Segundo o último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, 52,52% das mulheres negras não viviam numa união estável.

Em um texto publicado no Instagram, a pesquisadora Carla Akotirene falou sobre a situação ocorrida com Natália. "A verdade é que, para nós, a solidão se tornou um posicionamento político. Parcelas significativas estão fora do mercado afetivo devido a cor, a bagagem acadêmica, a corporeidade, o vitiligo, ou, porque recusam relações aonde estejam escondidas, produzindo sofrimento psíquico para outras mulheres que veem o salário do companheiro servir só pra pagar hotel clandestino, ao invés de quitar a escola do menino, e isto, sim, favorece a feminizacão da pobreza, bem como a pauperizacão das mulheres negras", escreveu.

Para a influencer Nátaly Neri, Natália não estava chorando por causa de Lucas. "Ela é uma mulher que já viveu o suficiente pra saber q só pode contar com ela. Ela tá chorando porque chegou no ápice da rejeição. Rejeição dos interesses amorosos, rejeição da casa já que foi para o paredão. Fora as rejeições de uma vida", afirmou Nátaly.

Campeã do Big Brother Brasil 18, Gleici Damasceno também saiu em defesa da designer de unhas. "Muito triste isso que acontece com a Natália, mas o mais triste é que as pessoas vão resumir a mimimi. A solidão da mulher negra é uma realidade e assistir aciona gatilhos terríveis", disse.

Em seus stories no Instagram, Thelma Assis, vencedora do BBB 20, disse que se solidariza com Natália, apesar de "não estar defendendo nenhum participante no jogo".

"Como mulher, somos rejeitadas várias vezes. Como mulher preta e fora dos padrões, mais ainda. Agora, de uns tempos pra cá, que estamos tendo a nossa beleza valorizada. Meu cabelo é bonito, sim! Mas antes eu não me sentia assim. Na adolescência. Eu tô vendo muitas meninas falando na internet da solidão da mulher negra. Gente, isso acontece muito!", ressaltou Thelminha.

https://twitter.com/odiadoug/status/1486571625738874881?s=20
https://twitter.com/natalyneri/status/1486565687451660290?s=20
https://twitter.com/gleicidamasceno/status/1486692439507324932?s=20