Médica, Thelma agradece a Lula por bolsa no ProUni; ex-presidente exalta o SUS

O ex-presidente participa de live com Thelma, Linn da Quebrada, Celso Athayde e Gil do Vigor; assista

Saúde e educação dominaram a live coordenada pela médica e influenciadora digital Thelma Assis, campeã do Big Brother Brasil 20, com a presença do ex-presidente Lula. Além da dupla, participaram o economista Gilberto Nogueira (ex-BBB 21), a cantora Linn da Quebrada e o empresário Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas (CUFA).

Notícias relacionadas

Assim como Gil do Vigor, Thelma fez questão de agradecer ao ex-presidente Lula pelas medidas adotadas em seu governo no âmbito da educação.

“Em 2005 eu recebi uma carta que dizia que eu recebi uma bolsa de 100% para cursar a PUC. Na época, eu não tinha condição nem de passar na porta. Eu entendo que é uma obrigação do Estado, não é um favor, mas não tem como não ser grata. Se hoje eu estou aqui olhando no seu olho é porque eu recebi uma oportunidade lá atrás”, disse a médica.

Lula se disse emocionado. “O papel do Estado é apenas o de abrir a porta e dar oportunidade às pessoas de disputar qualquer coisa nesse país”, declarou. “O dinheiro mais sagrado que o Estado pode gastar é com a Educação. É isso que dá grandeza e soberania a uma nação”, disse ainda.

SUS

Além disso, o ex-presidente sinalizou que pretende aumentar os investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) em um eventual novo governo. “Espero que o SUS seja cada dia mais valorizado, sobretudo depois dessa pandemia. O SUS sempre foi muito maltratado por parte da sociedade. Saúde é cara. Quando você universaliza o serviço, é preciso colocar recursos. Graças a Deus a gente teve o SUS pra enfrentar essa pandemia”, afirmou.

“Nós vamos dever historicamente ao SUS. Nós vamos dever historicamente aos funcionários do SUS. Às vezes multo mal remunerados, muitos morreram tentando salvar vidas. É preciso melhorar o SUS. O SUS cuida de muita coisa. É uma estrutura muito poderosa”, completou.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e pela América Latina, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum Global

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR