Sem aceitar críticas, Neymar vai à Justiça contra Zélia Duncan; veja a razão

A equipe da cantora e compositora não tem conhecimento a respeito do processo e informa que ela ainda não foi citada na ação

Foto: Reprodução
Escrito en BLOGS el

O bolsonarista Neymar, jogador do Paris Saint-Germain e da seleção brasileira, ingressou na Justiça contra a cantora e compositora Zélia Duncan. Ele pede explicações à artista por conta de postagens críticas em relação ao atleta, em setembro, no Twitter.

Os advogados do jogador deram prazo de 48 horas para Zélia responder questionário com 11 perguntas relacionadas e um tuite, no qual a cantora diz que Neymar “é uma decepção como cidadão”, conforme informou o colunista Diego Garcia, no UOL.

“Não sou de futebol, mas Neymar me parece até agora uma promessa como atleta e uma decepção como cidadão. Quer respeito? Dê-se a ele e mostre serviço. Ah, e pague seus impostos!”, escreveu Zélia.

Os advogados do atleta afirmam que a postagem é um ataque à honra de Neymar, com possível difamação. Eles alegam, também, que o comentário ultrapassa os limites da liberdade de expressão.

A equipe de Zélia não tem conhecimento a respeito do processo e ela ainda não foi citada na ação.

A decepção

Ao longo de sua carreira, Neymar deu inúmeros motivos para que as pessoas o achem “uma decepção como cidadão”. Entre eles, acusação de estupro, assédio sexual, homofobia, condenação por calote à Receita Federal, além de ser apoiador de Jair Bolsonaro.

Impostos

A 3ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo livrou Neymar de pagar uma multa de R$ 2,1 milhões, valor cobrado pela prefeitura de Santos, que acusa a Neymar Sport e Marketing de não ter pago ISS entre fevereiro e agosto de 2015. O jogador também sofre processo por sonegação de impostos na Receita Federal.

Desde setembro de 2018, a Procuradoria Geral de Santos acusava a empresa NR Sports e Marketing, que tem sede na cidade do litoral paulista e é responsável pelos negócios do jogador Neymar Jr, de não pagar impostos sobre serviços municipais (ISS).

Em abril de 2019, o pai de Neymar esteve reunido com Paulo Guedes, ministro da Economia, e com Marcos Cintra, então secretário especial da Receita. Após o encontro, o pai do jogador foi recebido por Jair Bolsonaro para tratar do assunto.

Dívidas fiscais

Em 2020, O jogador, já no Paris Saint Germain, voltou a ter seu nome relacionado a dívidas fiscais não debitadas. O craque foi citado em lista de inadimplentes da Agência Tributária da Espanha com uma dívida de 34.624.26,60 euros, o equivalente a R$ 224 milhões.

Ele se tornou a pessoa física com maior dívida acumulada com o fisco espanhol. Neymar viveu no país, na região da Catalunha, entre 2013 e 2017, quando defendeu as cores do Barcelona.