COMIDA DE VERDADE

Lula, Bela Gil e especialistas debatem combate à fome, agricultura familiar e alimentação saudável

Lula defendeu a democratização da alimentação saudável e fomento à agricultura familiar e agroecologia como mecanismos de combate à fome

Lula, Bela Gil e Janja.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en BLOGS el

O ex-presidente Lula (PT), responsável por uma das mais respeitadas políticas de combate à fome do mundo, participou na última quinta-feira (24) de um encontro com representantes de movimentos sociais, organizações, especialistas e chefs de cozinha para debater alimentação saudável, agroecologia e agricultura familiar

Nos últimos tempos, Lula que sempre faz analogias com o churrasco para tratar da recuperação econômica do Brasil, vem adequando seu discurso para dialogar com o público vegetariano, vegano e também em defesa de uma política alimentícia que avance na agroecologia e na redução de agrotóxicos. 

“O Brasil precisa entrar num novo tempo. É preciso popularizar. É preciso tirar o conceito de alimentação saudável/orgânica da boca dos especialistas para a boca do povo”, disse o ex-presidente no encontro organizado pela nutricionista e apresentadora Bela Gil em seu restaurante em São Paulo. 

Estiveram presentes no encontro, ainda, a chef de cozinha Bel Coelho, representantes da Levante Slow Food Brasil, João Paulo Rodrigues, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Regina Tchelly, do projeto Favela Orgânica, Denise Cardoso, presidente da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), Lina Luz da Escola de Gastronomia Social do Ceará, Marcos José de Abreu (Marquito), ambientalista e vereador pelo PSOL em Florianópolis, entre outros. 

“Democratizar a alimentação significa democratizar a terra. O Brasil é um dos países com maiores índices de concentração de terra, resgatar a reforma agrária é fundamental”, afirmou Bela Gil. 

"Como o Brasil quer crescer a partir de 2023? Nosso progresso não pode mais se dissociar da conservação de nossas florestas e proteção e respeito aos modos de vida de nossos povos originários e tradicionais. Queremos voltar a ser o Brasil do Fome Zero e com acesso a um alimento de verdade, de qualidade, sem veneno e justo com quem o produz", declarou, por sua vez, a chef de cozinha Bel Coelho. 

Na ocasião, a Levante Slow Food Brasil entregou a Lula uma carta de apoio a sua candidatura à presidência. Leia a íntegra aqui