Quilombo

por Dennis de Oliveira

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de Maio de 2016, 07h49

Os impactos positivos do Bolsa Família

É impressionante a baixeza do debate político atual. Se de um lado é benéfico que mais e mais pessoas estejam discutindo política e os rumos do país, é lamentável que a guerra de posições que estamos passando sacrifique a verdade. A superficialidade que prevalece nos textos das redes sociais (seja nos comentários horrorosos que o pessoal posta nos sites, seja nos “memes” de facebook) sinaliza para uma situação favorável para que “cérebros de toucinhos” assumam o comando, como disse em post passado, fazendo uma analogia ao texto 18 Brumario de Luis Bonaparte.

Uma coisa que muitos destes comentários raivosos têm falado é contra o “Bolsa Família”. Nas críticas, o preconceito contra as famílias pobres é nítido. Vão desde a falsa ideia de que este benefício desestimula as pessoas a trabalhar (como se fosse bom viver com R$80,00) ou que estimula as famílias a terem mais filhos para aumentar a renda.

Os dados desmentem esta última afirmação. Os dados do PNAD do IBGE mostram que as famílias que recebem o benefício tiveram menos filhos que a média brasileira entre os anos de 2003 e 2013. Enquanto o número de crianças de até 14 anos caiu 10,7% no país, entre os 20% mais pobres do País, porcentagem que coincide com o público beneficiário do programa, a queda foi ainda maior: 15,7%. A mudança desta situação se deve ao acesso a mais informações, inclusive de métodos contraceptivos, ao maior acesso aos sistemas de saúde públicos e até aumento da escolaridade das mulheres mais jovens.

A redução ou fim deste benefício trará impactos negativos profundos na sociedade brasileira. E sempre é bom lembrar que mais de 75% das famílias beneficiadas pelos programas de transferência de renda são chefiadas por mulheres negras.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags