Anistia Internacional repudia uso do seu nome em novela da Globo

Escrito en BLOGS el

A Anistia Internacional lançou nota pública para repudiar o uso indevido do seu nome em uma novela da Rede Globo. A Anistia Internacional tem denunciado, internacionalmente, o genocídio da juventude negra no Brasil, com a campanha “Jovem Negro Vivo” e também, em um dos seus últimos relatórios, demonstrou que a Polícia Militar brasileira é a que mais mata no mundo.

No domingo passado, o programa Fantástico da Rede Globo fez uma reportagem falando dos arrastões na praia de Ipanema nos últimos dias, que tem vitimado principalmente turistas estrangeiros que estão no país para assistir o Rock in Rio, e o associou indiretamente à medida imposta pela Justiça Estadual de proibir que as forças de segurança da cidade detenham, sem qualquer motivo, jovens da periferia que andam nos ônibus que vão as praias.

Em outras palavras, a Justiça apenas e tão somente garantiu o direito de “ir e vir”, tão reclamado por pessoas das elites e da classe média quando há passeatas nas ruas ou medidas de restrição de veículos automotores (como se direito de ir e vir fosse igual a direito de dirigir carro, clique aqui para ver).

Veja abaixo a nota da Anistia Internacional.

NOTA PÚBLICA: Menção à Anistia Internacional na novela 'A regra do jogo'

A Anistia Internacional manifesta total repúdio ao uso do nome da organização de maneira indevida no capitulo da novela A regra do jogo exibido nesta segunda feira (21). Ao entrar em um presidio de segurança máxima, o protagonista da novela, Romero Romulo, interpretado por Alexandre Nero, se apresenta como advogado de direitos humanos que estaria a serviço da Anistia Internacional. A representação equivocada do trabalho de defensores de direitos humanos na novela tem sido explorado de forma irresponsável e contribuído para criminalizar o mesmo.

A Anistia Internacional é uma organização respeitada, com 54 anos de historia, que conta com mais de 7 milhões de apoiadores que se mobilizam em defesa dos direitos humanos para todos e todas. Vencedora do Prêmio Nobel da Paz (1977) e presente em mais de 150 países, tem 95% dos seus custos financiados por doações individuais, o que permite total independência de governos, partidos, interesses econômicos, políticos e religiosos.

No início de agosto desse ano, a Anistia Internacional publicou o relatório "'Você Matou Meu filho': Homicídios cometidos pela Polícia Militar na cidade do Rio de Janeiro”, denunciando casos de execuções extrajudiciais na favela de Acari e outras comunidades fluminenses. Desde então, vem pressionando as autoridades estaduais a adotarem medidas urgentes para garantir investigação dos casos e justiça para as famílias das vítimas, além de medidas estruturais para adequar o uso de força letal pela polícia.

No Brasil, a atuação da organização tem sido pautada pelo debate amplo sobre os altos índices de homicídios entre os jovens negros moradores de periferia, que respondem por 77% dos cerca de 30 mil jovens assassinados todos os anos no país.

Embora se trate de uma obra de ficção, a novela A regra do jogo, ao usar o nome da Anistia Internacional - uma organização referência e atuante no país, presta um desserviço à consolidação de uma cultura de direitos humanos na sociedade brasileira.