Cinco jovens da periferia desaparecem e seus corpos são encontrados em São Paulo

Cinco jovens moradores sumiram no dia 21 de outubro próximo a zona leste de São Paulo. Seus nomes: Jones Ferreira Januário, de 30 anos; César Augusto Gomes, de 19; Jonathan Moreira, 18; Caique Henrique Machado, 18 e Robson Donato de Paula, de 16. Eles estavam indo de carro a uma festa em Ribeirão Pires. Uma […]

Cinco jovens moradores sumiram no dia 21 de outubro próximo a zona leste de São Paulo. Seus nomes: Jones Ferreira Januário, de 30 anos; César Augusto Gomes, de 19; Jonathan Moreira, 18; Caique Henrique Machado, 18 e Robson Donato de Paula, de 16. Eles estavam indo de carro a uma festa em Ribeirão Pires.

Uma das últimas mensagens do grupo de jovens foi de que eles estavam passando por uma abordagem policial. Por isto, cresceram as suspeitas de que os seus “desaparecimentos” tenham sido causados por policiais.

Apesar das pressões de moradores e, principalmente, dos seus familiares; a investigação policial andou em marcha lenta, apesar de um dos meninos ser menor de 18 anos o que obriga, pelas leis, a prioridade nas investigações de desaparecimento.

Os corpos foram encontrados no domingo, dia 6 de novembro, em Mogi das Cruzes. Por estarem em estado avançado de decomposição, será necessário confirmar a identificação via exames de DNA. Segundo o ouvidor da polícia, Júlio Cesar Fernandes Neves, há sinais claros de execução com tiros na cabeça. Foram encontrados no local estojos de balas de calibre 40, a mesma utilizada pela polícia, o que é mais um indício da participação da PM no caso, apesar dos constantes desmentidos do secretário de segurança pública de São Paulo.

 

 

Avatar de Dennis de Oliveira

Dennis de Oliveira

Jornalista e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR