Valeu a pressão! Prefeitura recua e Orunmila desfila

Escrito en BLOGS el
Segundo informações do portal G1, a pressão nas redes sociais surtiu efeito! O secretário de cultura do município, Alessandro Maraca, convocou uma reunião na sexta feira a tarde com o órgão responsável pelo sistema viário da cidade, o afoxé Orunmilá e a secretaria e chegou-se a um acordo que garante o desfile neste sábado, dia 6, a noite. Assim, quem estiver nas imediações, prestigie o Afoxé Omo Orunmilá. O secretário de cultura disse que era "contra" a proibição e que o afoxé, antes de conversar com a secretaria, denunciou "suposto racismo" nas redes sociais. É possível que foi justamente esta campanha nas redes sociais que forçou a prefeitura de Ribeirão Preto a recuar. O post anterior do blog Quilombo teve mais de 1,2 mil curtidas em apenas dois dias e mais de uma centena de compartilhamentos. O assunto foi parar na ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do governo federal que emitiu a seguinte mensagem:

Prezado senhor, Ao cumprimentá-lo cordialmente informo que a Ouvidoria encaminhou o Ofício 034/2016, solicitando providências, ao Chefe de Gabinete Luiz Rufino,por e-mail, devido a urgência que o caso requer. Assim que obtivermos resposta encaminharemos para conhecimento. Atenciosamente,

Herta de Souza Rolim

Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial

ouvidoria@seppir.gov.br

Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial / PR

Esplanada dos Ministérios, Bloco A, 5º Andar - 70.054-906

Brasília (DF) - Telefone: (61) 2025-7005

Em outras palavras, há fortes indícios de que foi esta pressão que levou a este acordo mediado pela Secretaria de Cultura de Ribeirão Preto.

Por isto, o desfile do Afoxé Omo Orunmilà é uma vitória do movimento negro, principalmente de todos aqueles que engrossaram esta campanha.

Carnaval também é dia de luta!