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Acabou de sair no "Terra" a informação: a TV Globo suspendeu o comercial (alusivo ao aniversário de 45 anos da emissora) que fazia propaganda subliminar de Serra. O video pode ser visto bem aqui ao lado - no "vídeo do Escrevinhador"... Não! Sumiu. A Globo tirou tambem do youtube. Quer apagar as provas?
O "Terra" não informa quem assina a nota da Globo, que nega qualquer intenção de beneficiar Serra.
Quem cuida dessa área de comunicação institucional na Globo é o Luis Erlanger. Deve ter sido ele (ou algum preposto do Erlanger) o autor da frase, que consta da nota: "a Rede Globo não pretende dar pretexto para ser acusada de ser tendenciosa".
Reparem bem no ato falho freudiano (ou fraudeano?): a nota evita dizer, peremptoriamente, que a Globo "não é tendenciosa". Diz apenas que "não pretender dar pretetxo para ser acusada" de tendenciosa. Hum...
Procurem o Luis Erlanger na foto abaixo... Vamos brincar de onde está Wally?
17/12/2009
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Descobriram quem é ele?
O Erlanger aparece na segunda fileira, bem ao lado do Gabeira, e acima de um sujeito careca com olhar meio abatido, e que eu não consigo identificar.
O Erlanger participou do seminário do Café, digo, Instituto Millenium. Foi nesse seminário (leia mais aqui - http://www.rodrigovianna.com.br/outras-palavras/arnaldo-jabor-e-a-esquerda-que-nao-deveria-mais-existir) que o Partido da Imprensa assumiu que era isso mesmo: um partido - oligárquico e preconceituoso.
Agora, vem a turma do Erlanger dizer que não quer dar motivo pra ser acusada de tendenciosa. Eles estão malucos!
O interessante é que o recuo da Globo mostra que eles temem a internet. Foi pela internet que se deu o alarme contra a propaganda descarada pra Serra.
A "Veja" pode se dar ao luxo de cair no gueto da extrema-direita. Até gosta quando é acusada de "neo-liberal" ou "conservadora". Isso ajuda a vender revista entre determinado público. A Folha e o Estadão também podem cair no gueto. Já caíram.
Mas a TV Globo , não. A Globo fala para milhões. Se ficar colada à imagem dela o rótulo de antipopular, o estrago será enorme.
A Globo - a essa altura do século 21 - precisa agir com um pouco mais de cautela. Vai fazer campanha por Serra, não resta dúvida. Mas sempre que isso ficar escancarado, ela vai recuar e dizer: "foi sem querer, querendo".
Vejam a reportagem do "Terra" sobre o recuo da Globo.
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Para não "ser acusada de tendenciosa" e favorável a José Serra (PSDB), a Central Globo de Comunicação decidiu suspender a veiculação da campanha institucional dos seus 45 anos. Segundo a emissora, a propaganda havia sido elaborada em novembro de 2009.
O coordenador da campanha da pré-candidata Dilma Rousseff (PT) na internet, Marcelo Branco, criticou a "mensagem subliminar" da propaganda, acusando-a de inspirar-se no lema de Serra, "O Brasil pode mais". No texto lido por atores e jornalistas, há a repetição da palavra "mais": "Todos queremos mais. Educação, saúde e, claro, amor e paz. Brasil? Muito mais. É a sua escolha que nos satisfaz. É por você que a gente faz sempre mais". A idade da Globo, 45 anos, coincide com o número da legenda do PSDB, 45.
A Globo respondeu nesta tarde ao questionamento do Terra sobre a polêmica:
"O texto do filme em comemoração aos 45 anos da Rede Globo foi criado - comprovadamente - em novembro do ano passado, quando não existiam nem candidaturas muito menos slogans. Qualquer profissional de comunicação sabe que uma campanha como esta demanda tempo para ser elaborada."
"Mas a Rede Globo não pretende dar pretexto para ser acusada de ser tendenciosa e está suspendendo a veiculação do filme."
O comercial da Globo era protagonizado por estrelas da emissora: Lima Duarte, Luciano Huck, Angélica, Chico Anysio, Zeca Camargo, Fátima Bernardes, William Bonner, Miguel Falabella, Galvão Bueno, Cláudia Raia, Edson Celulari, Jô Soares e Ana Maria Braga, entre outros.