escrevinhador

por Rodrigo Vianna

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
09 de setembro de 2014, 13h26

Com faixas exclusivas, ônibus andam 68,7% mais rápidos em SP

A pesquisa foi feita em 66 trechos de faixas exclusivas inauguradas entre o dia 13 de janeiro e 25 de agosto de 2014, que representam 59,3 Km aproximadamente. A amostragem revela um crescimento de 68,7% na velocidade média.

Da Página da CET

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) acaba de concluir uma nova amostragem a respeito da velocidade média praticada pelos ônibus nas faixas exclusivas.

Neste novo cenário, a pesquisa foi feita em 66 trechos de faixas exclusivas inauguradas entre o dia 13 de janeiro e 25 de agosto de 2014, que representam 59,3 Km aproximadamente. A amostragem revela um crescimento de 68,7% na velocidade média desempenhada pelos ônibus, com aumento de 12,4 Km /h para 20,8 Km/h.

O trabalho foi feito pela equipe de operação da Companhia e as velocidades foram medidas através de cronômetro.

Em cada uma das faixas pesquisadas a medição foi feita uma semana antes da implantação da faixa exclusiva e ao longo da primeira semana de ativação do trecho. No arquivo anexo está a tabela com as medições realizadas.

O melhor resultado entre todas as faixas inauguradas este ano pôde ser observado na ativação da Ponte do Jaguaré, com melhora de 317,3% na velocidade média dos coletivos. Antes da implantação, a velocidade média no trecho era de 10,8 Km/h. Após a segregação de pista, a velocidade média subiu para 44,9 Km/h.

A faixa da Ponte do Jaguaré foi inaugurada no dia 31 de março. Pelo local, no trecho onde a faixa foi implantada,circulam 12 linhas de ônibus municipais no sentido Centro, transportando 50.508 passageiros por dia útil.A frequência média é de 52 ônibus/hora pico. Já no sentido Bairro, passam 12 linhas de ônibus, levando 51.202 passageiros, numa freqüência média de 49 ônibus/hora pico.

As faixas exclusivas implantadas na Região da Vila Mariana também apresentaram bons resultados no desempenho dos coletivos. Na Avenida Lins de Vasconcelos, por exemplo, no trecho entre a Avenida Lacerda Franco e a Rua Coronel Diogo, o aumento foi de mais de 140% – a velocidade média subiu de 12,1 para 29,3 Km/h.

Em uma das mais recentes faixas exclusivas implantadas, no trecho urbano da Via Anchieta, na Zona Sul da cidade, o estudo sobre a velocidade dos ônibus mostrou que a implantação do projeto resultou em ganho médio de 84,7% na velocidade dos ônibus na faixa em direção à São Bernardo do Campo (Bairro). A velocidade média passou de 9,9km/h para 18,4 km/h.

Já em relação ao sentido contrário, em direção ao Ipiranga (Centro), o ganho foi menor, mas ainda assim significativo. Os ônibus passaram a circular com velocidade média de 25,4 km/h ante 20,8 km/h antes da implantação da faixa, com aumento de 22%.

A faixa exclusiva da Via Anchieta tem 1,5 km de extensão e funciona desde o dia 18 de agosto deste ano em ambos os sentidos, de segunda a sexta-feira, das 6 às 9 horas e das 17 às 21 horas, da seguinte forma:

No sentido São Bernardo do Campo, no trecho entre a Rua Américo Samarone e a Rua Ribeirão Bonito e no sentido Ipiranga, entre a Rua Budapeste e a Rua Marquês de Maricá.

Pela Via Anchieta, no trecho da implantação, circulam 10 linhas de ônibus intermunicipais, com freqüência média de 61 ônibus/hora intermunicipais, transportando 51 mil passageiros em média por dia útil.

Em relação ao transporte público municipal, passam cinco linhas de ônibus, levando em média 51 mil passageiros/dia útil, numa freqüência de 36 ônibus por hora.

Monitoramento

A Engenharia de Campo da CET segue acompanhando o desempenho dos projetos, observando a fluidez e a segurança do trânsito, podendo ser feitas adequações sempre que necessário.

Clique aqui para ver tabela


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum