escrevinhador

por Rodrigo Vianna

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
14 de fevereiro de 2012, 13h03

Conselho da TV Cultura aprova parceria com meios privados

Da Rede Brasil Atual: O deputado estadual Simão Pedro, membro do Conselho Curador da TV Cultura, questionou nesta segunda-feira (13) a cessão de espaços na programação da emissora para as empresas privadas de comunicação Abril, Folha da Manhã e Grupo Estado. Porém, o grupo formado pelos descontentes foi vencido pela maioria favorável à aliança.

Conselho da Cultura referenda parcerias com Veja, Folha e Estadão
Por Raoni Scandiuzzi, da Rede Brasil Atual

O deputado estadual Simão Pedro, membro do Conselho Curador da TV Cultura, questionou nesta segunda-feira (13) a cessão de espaços na programação da emissora para as empresas privadas de comunicação Abril, Folha da Manhã e Grupo Estado. Como presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, ele participou de uma reunião do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta – mantenedora da emissora – e foi informado de que a novidade entrará no ar a partir de março.

De acordo com informações publicadas no perfil do parlamentar na rede social Twitter, foi sugerida, na reunião, a reavaliação do convênio. Porém, o grupo formado pelos descontentes foi vencido pela maioria favorável à aliança. “Nada contra Folha e Estadão, que são jornais que leio. O problema é levar para uma emissora pública conteúdos de uma empresa jornalística privada”, disse Simão em uma das mensagens.
Leia mais

A reportagem da Rede Brasil Atual foi à sede da Fundação Padre Anchieta para acompanhar a reunião do Conselho e conversar sobre a iniciativa com os representantes da TV Cultura, mas não foi permitida a entrada nas dependências da emissora pública. Nem mesmo a possibilidade de se conversar com algum porta-voz do canal foi permitida.

A participação do Grupo Estado na grade de programação é uma novidade. Até então, a rede de televisão só havia divulgado parcerias com a revista Veja e com o jornal Folha de S. Paulo. A Fundação já havia oferecido espaço também ao jornal Valor Econômico.

Simão Pedro ainda informou que o presidente da Fundação, João Sayad, não considera irregular a parceria. Segundo o parlamentar, Sayad argumentou que o “jornalismo da Folha e do Estadão agregarão qualidade à programação”. Uma solicitação de entrevista foi encaminhada ao presidente da TV Cultura, mas até o fechamento desta matéria a resposta ainda não havia chegado.

Os convênios fazem parte de uma nova grade de programação da emissora, que vinha sendo discutida desde o ano passado com base nos baixos índices de audiência. Tanto Simão Pedro quanto o presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE), Alexandre Silva, afirmaram à reportagem que não tinham conhecimento das parcerias.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum