Entenda por que aparece aqui em cima anúncio contra Dilma

Os anúncios da Empiricus, empresa de analistas de ações, chegam aos sites que você navega através do Google AdWords. O AdWords é um sistema que utiliza as palavras-chave pesquisadas no Google para gerar um anúncio para o público-alvo.

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De Muda Mais Está lá você querendo jogar um carteado na internet quando um anúncio aparece em destaque no site: “Como se proteger da Dilma: Saiba como proteger seu patrimônio em caso de reeleição da Dilma, já”. A situação bizarra aconteceu e vem acontecendo com frequência em vários sites, normalmente ligados a política. O Conversa Afiada  já havia comentado o caso de uma coluna de Arnaldo Jabor, n'O Globo, que criticava Lula e aparecia com o mesmo anúncio. O anúncio em questão é da Empiricus, que se define como “uma casa independente de análise de ações”. Ele leva para um artigo intitulado “O fim do Brasil?”, que alerta que o conteúdo do texto é “polêmico”, “revelador” e pode ser “ofensivo a determinadas audiências”. A empresa ficou conhecida por relatórios informais, com piadas, que, para muitos, passam dos limites. Foi o caso de um artigo sobre a Marfrig, empresa do ramo alimentício. A Empiricus apontou uma suposta fraude nos balanços da empresa. O caso resultou em processo. Uma representação administrativa junto à Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) alegou infração ético-disciplinar por parte da casa, com relatórios elaborados em desacordo com o Código de Conduta da Apimec e utilização de relatório para fins que não o de auxiliar na decisão do investimento. A punição, admitida pelos próprios sócios da empresa como justa, foi de suspensão por 12 meses do registro de analista do autor e de multa de R$ 2 mil para os demais sócios. No relatório do julgamento, a Marfrig afirma ter havido ofensas incompatíveis com a conduta de um analista de valores mobiliários, sem “respaldo fático”, com “ofensas pessoais e comentários pejorativos, desprovidos de boa-fé ou ética”. “O que teria levado os analistas representados a emitir os referidos relatórios sobre a Marfrig? Seria uma tentativa de manipulação de mercado?”, questiona o relatório. As relações da Empiricus Recentemente, Luís Nassif e Cíntia Alves publicaram no GGN uma matéria informando a última parceria da Empiricus, com o grupo norte-americano Agora Inc. e com seu promotor Mark Ford, ambos investigados pela SEC (Comissão de Valores Mobiliários, dos EUA) . Segundo o GGN, com base em matéria publicada em um jornal norte-americano, Ford já teve mais de 6 milhões de dólares apreendidos de suas contas bancárias por fraude postal e lavagem de dinheiro. A operação consistia em enviar e-mails dizendo que o destinatário foi premiado em um sorteio e para isso precisava pagar uma pequena taxa de manutenção. Porém, os “ganhadores” jamais receberam nenhum prêmio.
Já a Agora está subsidiada à Stansberry & Associates Investment Research, empresa fundada por Frank Porter Stansberry, profissional do mercado financeiro que publica conteúdos associados “aos interesses dos conservadores dos EUA e da ala direitista da política”, incluindo um vídeo de 2010 intitulado “O fim da América” (lembram do título do texto da Empiricus?). O anúncio da Empiricus Os anúncios da Empiricus chegam aos sites que você navega através do Google AdWords. O AdWords é um sistema que utiliza as palavras-chave pesquisadas no Google para gerar um anúncio para o público-alvo. Não se pode decidir em que páginas seu anúncio aparecerá, apenas direcionar para temas específicos (como política, por exemplo). Em nota após o texto do Conversa Afiada sobre o anúncio n'O Globo, a Empiricus afirmou que “O anúncio da Empiricus em questão era uma chamada para um relatório que aborda os desdobramentos da corrida eleitoral sobre os mercados, sob as duas óticas: tanto da situação quanto da oposição […] tal anúncio é criado automaticamente pelo Google AdWords”. De fato, a escolha da publicação do anúncio em uma página ou outra é automática; o teor da chamada e do texto, por sua vez, é, sim, ditado pela marca.