escrevinhador

por Rodrigo Vianna

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
23 de setembro de 2011, 09h25

Execução só é crime para os “outros”?

Por Brizola Neto: Nas últimas 24 horas, foram excutadas três pessoas, por sentença judicial. Uma delas nos EUA. Troy Davis, um homem negro de 42 anos, foi condenado à morte em 1991. As dúvidas fizeram um milhão de americanos pedirem a suspensão da excução. Inutilmente. Direitos humanos e valores da civilização, para que se exija seu respeito universal, devem ser, também, universais.

Execução só é crime para os “outros”?
Por Brizola Neto, no Tijolaço

Nas últimas 24 horas, foram excutadas três pessoas, por sentença judicial

Uma no Irã: um jovem de 17 anos condenado por homicídio . Outra na China: um paquistanês condenado por tráfico de drogas.

Ambos os países merecem, por conta destas execuções, condenações internacionais por atentarem contra os direitos humanos.

A terceira pessoa foi executada nos Estados Unidos.

Troy Davis, um homem negro de 42 anos,  foi condenado à morte em 1991 pelo homicídio do policial Mark Allen Macphail em Savannah, no estado da Geórgia. Sete das nove testemunhas-chave  do julgamento de Davis retiraram ou alteraram o seu testemunho, algumas alegando coerção policial.

As dúvidas fizeram um milhão de americanos, entre eles o ex-presidente Jimmy Carter, e o próprio Papa Bento XVI pedirem a suspensão da execução. Inutilmente: Davis foi executado esta madrugada.

Direitos humanos e valores da civilização, para que se exija seu respeito universal, devem ser, também, universais.

Não podem valer só “contra” os países que destoam do coro ocidental e não valer contra o mais poderoso deles. E ainda mais quando este se arroga o direito de “polícia do mundo” a pretexto de defendê-los.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum