escrevinhador

por Rodrigo Vianna

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
10 de Maio de 2011, 15h36

A diferença entre pedofilia e pederastia

Nesta semana, a Folha.com foi um dos poucos veículos de comunicação do Brasil que anunciou a decisão da justiça belga de libertar Michelle Martin, ex-esposa do pedófilo Marc Dutroux. Seria um trunfo da Folha.com, se não fosse pelo fato de que o veículo cometeu um “pequeno” erro. A Folha chamou Dutroux de pederasta, ao invés de pedófilo. Apesar de, ao longo do texto, serem apresentados os casos de pedofilia.

Nesta semana, a Folha.com foi um dos poucos veículos de comunicação do Brasil que anunciou a decisão da justiça belga de libertar Michelle Martin, ex-esposa do pedófilo Marc Dutroux, condenada por sequestrar jovens que foram estupradas pelo então marido, sendo que duas meninas foram assassinadas por ele.

Seria um trunfo da Folha.com, se não fosse pelo fato de que o veículo cometeu um “pequeno” erro que, ao mesmo tempo, mostrou despreparo e a falta de apuração jornalística. A Folha chamou Marc Dutroux de pederasta, ao invés de pedófilo. Apesar de, ao longo do texto, serem apresentados os casos de pedofilia.

Primeiro, fica claro que a Folha.com não sabe a diferença entre pedófilo e pederasta. Uma rápida explicação que pode ser encontrada a menos de três cliques: pederastia é “relacionamento sexual entre homem e rapaz bem jovem” e pedofilia é “prática de atos sexuais de adulto com criança”.

O texto não fala de nenhum menino, apenas de garotas que foram vítimas de Marc Dutroux.

A matéria, que não é assinada por nenhum repórter, veio “das agências de notícias”. Numa rápida busca no Google, é possível encontrar a notícia da AFP (agência de notícias francesa) sobre o caso. Praticamente igual ao texto da Folha.com. E com o mesmo erro.

Ou seja, a Folha.com recebeu a matéria pronta e apenas adaptou o texto ao seu formato. Sem preocupação em apurar ou reler com atenção o texto. Lições básicas do jornalismo.

A matéria, publicada ontem às 11h33, já recebeu dois comentários alertando sobre o erro. E até agora nenhuma modificação foi feita. Pelo jeito, a Folha.com não dá muita atenção aos comentários de seus leitores. O que não é de surpreender, já que o veículo não dá muita atenção aos próprios textos que publica.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum