escrevinhador

por Rodrigo Vianna

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
07 de dezembro de 2010, 09h15

Fundador do Wikileaks se entrega à polícia

Do Opera Mundi: O fundador da organização Wikileaks, o australiano Julian Assange, se entregou nesta terça-feira (07/12) à polícia britânica. Assange, de 39 anos, é acusado por crimes sexuais supostamente cometidos na Suécia e desde o recente vazamento de documentos de representações diplomáticas dos Estados Unidos, se encontrava em local desconhecido no Reino Unido.

Fundador do Wikileaks se entrega à polícia britânica

por Marina Terra, do Opera Mundi

O fundador da organização Wikileaks, o australiano Julian Assange, se entregou nesta terça-feira (07/12) à polícia britânica. Assange, de 39 anos, é acusado por crimes sexuais supostamente cometidos na Suécia e desde o recente vazamento de documentos de representações diplomáticas dos Estados Unidos, se encontrava em local desconhecido no Reino Unido.

Em comunicado reproduzido pelo jornal The Guardian, a Scotland Yard afirma que policiais prenderam nesta manhã Julian Assange, sob acusação de estupro. “Assange deve comparecer a corte de Westminster hoje”, diz o texto. Os juízes britânicos devem decidir se o mandado de prisão emitido pela Suécia levará à extradição do criador do site .

Em sua defesa, Assange afirma ser inocente e que a ordem de prisão do governo sueco é uma retaliação ao trabalho de divulgação de documentos secretos.

O advogado de Assange na Suécia, Bjorn Hurtig, afirmou na sexta-feira (03/12) que potências estrangeiras estariam “influenciando” a Suécia a ir atrás do austrliano. Hurtig avisou ainda que vai combater “qualquer tentativa de extradição” de seu cliente.

Negociação

Ainda na noite de segunda-feira (6) o advogado de Assange no Reino Unido afirmou que ele e seu cliente estavam negociando um encontro com a polícia britânica. Assange estava sob alerta vermelho da Interpol, a polícia internacional, depois que a Justiça sueca emitiu uma ordem de prisão por acusações de estupro e agressão sexual.

“Nós estamos negociando um encontro voluntário com a polícia, para facilitar o preenchimento do questionário, como solicitado”, disse Mark Stephens ao canal britânico BBC.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum