escrevinhador

por Rodrigo Vianna

O que o brasileiro pensa?
02 de abril de 2014, 12h11

Homenagem à Resistência e Luta pela Democracia

O ato será realizado no dia 2 de abril, no Tuca da PUC de São Paulo, teatro incendiado pelo arbítrio, e um dos símbolos dessa mesma resistência, do rico debate de ideias e da fértil produção cultural que a ditadura tentou sepultar.

Da página da Fundação Perseu Abramo

A Fundação Perseu Abramo e a Fundação Maurício Grabois convidam para o Ato em Homenagem à Resistência e Luta pela Democracia neste ano do cinquentenário do golpe civil-militar que impôs ao país sua mais longa ditadura.

O ato será realizado no dia 2 de abril, no Tuca da PUC de São Paulo, teatro incendiado pelo arbítrio, e um dos símbolos dessa mesma resistência, do rico debate de ideias e da fértil produção cultural que a ditadura tentou sepultar.

O Brasil nunca pode esquecer que a conquista da democracia foi feita à custa de muitas lutas e muitas vidas, e por isso, o ato tem por objetivo homenagear a corajosa militância da resistência democrática, sobretudo, seus mártires. A luta heroicamente travada pela liberdade deve ser motivo de orgulho e inspiração para as jornadas progressistas da atualidade por mais democracia, mais conquistas sociais e pelo direito da nação à memória e verdade, para que os crimes e atrocidades perpetradas pela ditadura não se repitam jamais.

O monumento
O Marco integra o projeto Trilhas da Anistia, uma parceria entre a Comissão de Anistia no âmbito do Projeto Marcas da Memória e a ONG Agência Livre para a Informação, Cidadania e Educação (ALICE), que prevê a instalação de dez monumentos por diversas cidades do país. O projeto possui o propósito de resgatar a memória da repressão e das lutas populares contra atos lesivos aos direitos humanos praticados por regimes de exceção vividos no Brasil entre os anos de 1946 e 1988, contribuindo para a impressão de marcas permanentes sobre a história dos locais por onde passa.

Saiba mais sobre a agenda de eventos sobre os 50 anos do golpe civil-militar no hotsite.

Serviço
Ato em Homenagem à Resistência e Luta pela Democracia
Dia 2 de abril, quarta-feira
18h – Inauguração do Monumento ao Nunca Mais nas dependências da PUC-SP
19h – Ato
TUCA/PUC-SP: Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum