escrevinhador

por Rodrigo Vianna

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
10 de dezembro de 2010, 08h50

Presidente Lula sai em defesa do Wikileaks

Em um evento de balanço do PAC, o presidente Lula prestou solidariedade a Julian Assange, fundador do Wikileaks – grupo que publica documentos secretos de Estados –, que foi preso recentemente na Inglaterra.Lula criticou não ter visto até o momento nenhum protesto contra este atentado à liberdade de expressão, e cobrou mais atitude dos órgãos de imprensa – tão acostumados a levantar esta bandeira.

Por Juliana Sada

Em um evento de balanço do PAC, o presidente Lula prestou solidariedade a Julian Assange, fundador do Wikileaks – grupo que publica documentos secretos de Estados –, que foi preso recentemente na Inglaterra. Apesar das acusações de “crime sexual” na Suécia, a prisão tem claro caráter de perseguição política. Lula criticou não ter visto até o momento nenhum protesto contra este atentado à liberdade de expressão, e cobrou mais atitude dos órgãos de imprensa – tão acostumados a levantar esta bandeira.

No Brasil, há entidades e veículos de plantão que se autoproclamam os zeladores e defensores da liberdade de expressão. Até agora nenhum destes manifestou apoio a Julian Assange ou fez críticas à sua prisão, que tem uma conotação claramente política e de ameaça ao seu trabalho, de divulgação de documentos antes secreto – ação totalmente legal.

Este caso explicita duas contradições sempre presentes e mostra a relativização de alguns valores: a democracia para os EUA só é válida quando é de seu interesse e não represente uma ameaça; já a liberdade de expressão/de imprensa, só é defendida para os grupos alinhados ao poder, os outros que tenham cuidado com o que falam.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum