escrevinhador

por Rodrigo Vianna

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
30 de janeiro de 2015, 10h23

Obras do governo federal de reforma e ampliação de aeroportos são aprovadas por usuários

Oito dos 15 principais aeroportos do país, responsáveis por 95% da movimentação de passageiros no Brasil, receberam nota acima de 4 (numa avaliação que vai de 0 a 5).

Do Portal do PAC

Os investimentos de R$ 13,4 bilhões feitos entre 2011 e 2014 na reforma, ampliação e construção de novos terminais em aeroportos brasileiros – com recursos do PAC e de parcerias privadas – foram aprovados com louvor pela população.

Segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (29/1) pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), oito dos 15 principais aeroportos do país, responsáveis por 95% da movimentação de passageiros no Brasil, receberam nota acima de 4 (numa avaliação que vai de 0 a 5). Os quesitos que mais pesaram favoravelmente foram a ampliação dos investimentos, a melhoria na gestão dos operadores e melhoria na governança.

A pesquisa ouviu 12.992 passageiros de voos domésticos e internacionais nos 15 aeroportos entre outubro e dezembro de 2014.

“Antigamente, os aeroportos eram muito apertados e a demanda era grande, o que causava uma situação de desconforto”, avaliou Paulo Henrique Possas, diretor de Gestão Aeroportuária da Secretaria de Aviação Civil, durante a divulgação da pesquisa em Brasília.

O foco da Secretaria em 2015 é melhorar a aviação regional, investindo R$ 7,3 bilhões na construção, ampliação e modernização de 270 aeroportos regionais por todo o país.

A ideia do governo federal é integrar o território nacional, fortalecer pontos turísticos, desenvolver polos regionais e melhorar a mobilidade para as comunidades da Amazônia Legal. “Esta secretaria está fazendo uma verdadeira revolução no Brasil”, observou o ministro da SAC, Eliseu Padilha, durante a divulgação da pesquisa.

As licitações das obras nos aeroportos regionais serão feitas por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), e o financiamento ficará sob responsabilidade do Banco do Brasil. Até o momento, 44 projetos já estão aptos a serem encaminhados à aprovação do licenciamento ambiental.

Leia a íntegra da pesquisa de satisfação do passageiro realizada pela SAC.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum