escrevinhador

por Rodrigo Vianna

O que o brasileiro pensa?
18 de fevereiro de 2011, 10h17

PH Amorim e Miro lançam “Barão de Itararé” no Ceará

Os jornalistas Paulo Henrique Amorim e Altamiro Borges estarão em Fortaleza, Ceará, nesta sexta-feira, 18, para o Ciclo de Debates Nordeste VinteUm. Realizado pelo Instituto Nordeste XXI, o evento pretende aquecer a discussão sobre grande imprensa, imprensa alternativa, mídia eletrônica, Internet e outros instrumentos de comunicação.

Os jornalistas Paulo Henrique Amorim e Altamiro Borges estarão em Fortaleza, Ceará, nesta sexta-feira, 18, para o Ciclo de Debates Nordeste VinteUm. Realizado pelo Instituto Nordeste XXI, o evento pretende aquecer a discussão sobre grande imprensa, imprensa alternativa, mídia eletrônica, Internet e outros instrumentos de comunicação. Às 19h, no auditório do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), entrada franca. Na ocasião, PH Amorim fará palestra sobre Mídia: Regulação e Democracia. O jornalista Altamiro Borges fará o lançamento do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, que está se capilarizando por todo o País. Não há necessidade de inscrição prévia.

O Brasil passa por um momento de profunda reflexão sobre o papel da imprensa para a consolidação de uma sociedade democrática de fato. Vivemos um momento de sofisticação e de surgimento de outras mídias. A Internet, por exemplo, tem hoje papel destacado na formação de juízo de valor acerca de questões que até bem pouco tempo só se capilarizavam em debates promovidos pelo conjunto midiático convencional. O raciocínio pode ser consubstanciado se tomarmos como exemplo o último processo eleitoral, quando os equipamentos da rede mundial de computadores foram preponderantes nas campanhas dos vários candidatos em primeiro e segundo turnos.

Importantes eventos estão programados para 2011 com intuito de sedimentar este debate. Em abril, acontece o Congresso sobre Mudanças Estruturais no Jornalismo, em Brasília. Já em final de março será realizado  o 1º Congresso Internacional sobre Ética da Comunicação, em Sevilha. Chama a atenção também a convergência de alguns temas: um deles é o da sobrevivência moral e institucional da profissão jornalística e dos negócios tradicionais da comunicação; outro é o papel da atividade jornalística para a democracia e o conceito de liberdade, temas que aparecem em painéis amplos sobre comunicação ou nas exposições específicas.

Ciclo de Debates Nordeste VinteUm / 2011

Realização: Instituto Nordeste XXI e UFC
Tema: Mídia: Regulação e Democracia
Palestrante: Paulo Henrique Amorim
Data: 18 de fevereiro
Horário: 19h
Local: Auditório da faculdade de Direito da UFC (Rua Meton de Alencar, s/n – Centro)
Entrada Franca
Maiores informações: (85) 32544469/32236652 / 99283029/ 86012944

(Fonte: Nordeste VinteUm)


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum