escrevinhador

por Rodrigo Vianna

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
19 de dezembro de 2011, 12h58

M’Boi Mirim ou Pinheiros? Kassab já escolheu

Do SpressoSP: Para o orçamento de 2012 da cidade de São Paulo, a subprefeitura de Pinheiros será a que terá o maior aumento, são 12% de recursos a mais. Do outro lado da tabela está M’Boi Mirim, que sofrerá o maior corte, nada menos do que 46%. A área da subprefeitura de M’Boi Mirim é quase o dobro da circunscrita pela subprefeitura de Pinheiros. São 62,74 Km2 contra 32,06 Km2, e a diferença também se reflete na população, 563 mil contra 289 mil.

Pinheiros ou M’Boi Mirim, a prefeitura já fez a sua escolha
Por Mario Henrique de Oliveira e Sâmia Gabriela Teixeira, do SpressoSP

M'Boi Mirim: moradores reclamam da falta de transporte e estrutura (Foto: Sâmia Gabriela Teixeira)

Pense rápido. Se você fosse prefeito de São Paulo, qual região mereceria mais a sua atenção: Pinheiros ou M’Boi Mirim? Gilberto Kassab já fez a sua escolha, e optou pela primeira. Para o orçamento de 2012 da cidade de São Paulo, a subprefeitura de Pinheiros será a que terá o maior aumento, são 12% de recursos a mais. Do outro lado da tabela está M’Boi Mirim, que sofrerá o maior corte, nada menos do que 46%.
A área da subprefeitura de M’Boi Mirim abrange os bairros de Jardim São Luis e Jardim Ângela e é quase o dobro da circunscrita pela subprefeitura de Pinheiros (Itaim Bibi, Alto de Pinheiros, Jardim Paulista e Pinheiros). São 62,74 Km2 contra 32,06 Km2, e a diferença também se reflete na população, 563 mil contra 289 mil.

Pinheiros: 12% no orçamento para 2012 (Foto: Mario Henrique de Oliveira)

Com maior facilidade de acesso a equipamentos públicos, como escolas, hospitais e parques, o Índice de

Desenvolvimento Humano (IDH) da região da subprefeitura de Pinheiros é comparado ao de países ricos: 0,91. Esse índice leva em conta dados como a expectativa de vida ao nascer, educação e renda per capita de seus habitantes. Quanto mais próximo de 1, melhor é o resultado. Em M’Boi Mirim, o IDH é de 0,64, abaixo da média nacional, próximo de alguns países africanos.

Fora todas essas diferenças, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras de São Paulo informou ao SPressoSP que o papel que cabe às subprefeituras é apenas o de zeladoria, ou seja, varrição de ruas, tapar buracos e cuidar do recapeamento de ruas. Não é papel delas cuidar da saúde, educação e bem-estar de seus moradores, embora o próprio site da Secretaria apresente uma versão mais ampla de atribuições, diferentemente do que diz a assessoria.

Nos boletins mensais que todas as subprefeituras divulgam, o mês de novembro teve como destaque, em todas as 31 subprefeituras, os mais de 2 mil quilômetros de vias recapeadas na cidade. Mesmo com o dobro de tamanho, M’Boi Mirim teve apenas 34 quilômetros de vias melhoradas, enquanto o número de Pinheiros chegou a 130 quilômetros.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum