escrevinhador

por Rodrigo Vianna

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
09 de março de 2014, 00h48

Superávit primário: riqueza drenada para os bancos

Quanto maior o superávit primário, maior a remessa de recursos - pagos por meio dos impostos de cada brasileiro - para os portadores de títulos da dívida pública. A maioria está nas mãos dos banqueiros.

A notícia abaixo não é para comemorar, mas para lamentar. O superávit primário é uma herança maldita do governo FHC, que garante o pagamento da dívida brasileira, independente das necessidades do povo brasileiro.

Assim, quanto maior o superávit primário, maior a remessa de recursos – pagos por meio dos impostos de cada brasileiro e brasileira – para os portadores de títulos da dívida pública. A maioria está nas mãos dos banqueiros.  Neste ano 30% do orçamento será destinado para 20 mil famílias. (Igor Felippe)

Superávit primário brasileiro é um dos cinco maiores do mundo

Por Carlos Drummind, da Carta Capital

Ao contrário do que propala a maior parte das instituições financeiras e a grande mídia, o superávit primário brasileiro não é baixo. Comparado aos principais países da América Latina e aos do G20, está entre os cinco mais elevados, desde 2010, segundo levantamento feito pelo economista Daniel Keller de Almeida, sócio da Creta/Nobel Planejamento.

O superávit primário brasileiro é o mais alto da amostra no ano de 2010 (ler quadro abaixo). Em 2011, só é inferior ao da Arábia Saudita. Em 2012, é o quinto maior e em 2013, o terceiro mais elevado.

“O Brasil apresenta uma grande constância deste resultado. É o único país, além da Arábia Saudita, que mantém, ao longo de toda a série, um primário positivo e superior a 1% do PIB”, diz Keller de Almeida.

O economista destaca que a combinação de superávit primário elevado com taxa de juros muito altas — as do Brasil são as maiores do mundo — resulta em um impacto negativo sobre o crescimento do PIB.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum