escrevinhador

por Rodrigo Vianna

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
15 de dezembro de 2014, 11h30

Um Fórum de Ideias para enfrentar o avanço conservador

Virar á esquerda
Da Redação

Um grupo de professores, militantes, blogueiros e jornalistas tem-se reunido desde o fim das eleições para articular uma reação (no campo do combate de ideias) à ofensiva conservadora.

Surgiu a ideia de se lançar o “Forum 21”: será nesta segunda-feira, dia 15, em São Paulo.

Vão ocorrer debates e uma assembleia para oficializar a articulação (incluindo a elaboração da Carta de Princípios) – que pretende reunir gente das mais variadas tendencias politicas e/ou partidarias.

===

FÓRUM 21: Ideias para o Avanço Social


O resultado das urnas em 2014 não arrefeceu a disputa política no país; ao contrário, intensificou a mobilização de setores conservadores empenhados em colocar as forças progressistas, democráticas e populares na defensiva.

A disposição da direita em promover o acirramento da luta ideológica e política convoca as forças da esquerda à mobilização para o debate e ação. É preciso disputar hegemonia ideológica na sociedade. Para tanto, será imprescindível elevarmos o nível de politização de uma sociedade que reivindica mais participação, mas carece até de canais públicos de diálogo e reflexão.

Cabe às forças progressistas começar pelo que é mais evidente: romper os limites do diálogo no seu próprio campo. A articulação para a troca de idéias daqueles que defendem a justiça social e a soberania popular é essencial à arregimentação de forças mais amplas para os embates que virão.

No que concordamos ? Em que divergimos ? Como podemos incidir no debate ideológico e nas decisões que vão condicionar o futuro da sociedade, da economia e do governo nos próximos anos ? Como traduzir esses
desafios em um diálogo organizado com a sociedade ?

É para enfrentar esse e outros desafios que propomos a criação de um Fórum21: Ideias para o Avanço Social, que impulsione um debate aberto envolvendo dirigentes políticos, intelectuais, líderes de movimentos sociais, acadêmicos e líderes de entidades da sociedade civil.

Os temas que selecionamos, inicialmente, para este debate são os seguintes: Participação Social e Democracia; reforma política; democratização da mídia: verbas de publicidade, concessões e livre circulação da opinião; justiça social e desenvolvimento econômico; financiamento do Estado: dívida pública e imposto sobre as grandes fortunas; democratização do espaço público nas grandes regiões metropolitanas, as reformas necessárias; participação direta da sociedade na produção de políticas públicas.

Assim, convidamos militantes de movimentos sociais, sindicatos, simpatizantes, partidos, intelectuais, mulheres e homens de esquerda a participar de sua reunião de lançamento nesta próxima segunda-feira, 15
de dezembro, de 14 às 20 h, no Sindicato dos Engenheiros, na Rua Genebra, n 25, São Paulo – SP.

Nesse dia, nos reuniremos para debater questões centrais de nossa conjuntura, através de um Seminário composto por três mesas:

1)– Participação Social e Democracia – Das 14 às 15 hs, com 45 minutos de exposição, divididos entre os participantes da mesa, com 15 minutos para cada um e 15 minutos para participação do público. Nomes indicados: Douglas Belchior, Guilherme Boulos e Capilé.

2)– Democratizar os meios de Comunicação – Das 15;15 hs às 16:15 hs, com 45 minutos de exposição, divididos entre os participantes da mesa, com 15 minutos para cada um e 15 minutos para participação do público. Nomes indicados: Bia Barbosa, Venicio Lima e João Feres Junior.


3)- Justiça Social e Desenvolvimento Econômico – Das 16:30 às 17: 30 hs, com 45 minutos de exposição, divididos entre os participantes da mesa, com 15 minutos para cada um e 15 min utos para participação do público presente.
Nomes indicados: Rosa Maria Marques, Luiz Gonzaga Belluzzo e Pedro Paulo Zahluth Bastos.


A partir das 18, e até às 20 hs, passaremos a debater e elaborar a Carta de Princípios do Fórum21: Ideias para o Avanço Social.

Contamos com sua presença!
 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum