"É preciso reconhecer e mudar", diz Bela Gil sobre festa de diretora da Vogue

Apresentadora compartilhou charge de Matheus Ribs em referência à festa onde mulheres negras fantasiadas de mucama faziam a recepção dos convidados.

Escrito en BLOGS el
A apresentadora Bela Gil compartilhou em seu Instagram uma charge com crítica à festa da diretora da Vogue, Donata Meirelles, que teve como tema  Brasil Colônia escravocrata, na sexta-feira (8). Ela publicou uma ilustração do artista Matheus Ribs, que tem se destacado nas redes sociais com charges reflexivas e questionadoras. "É preciso reconhecer e mudar", escreveu Bela. Sua irmã Preta Gil cantou na comemoração de 50 anos da socialite, ao lado da cantora Ivete Sangalo, que saiu em defesa de Donata. "O muito que eu te conheço, mesmo que a gente fique muito tempo sem se encontrar, é de uma pessoa boa, carinhosa, e eu te disse que viria cantar para você e eu vim cantar para você, porque é nessas coisas que eu acredito”, disse a Ivete.
Festa com mucamas Na festa, mulheres negras fantasiadas de mucama faziam a recepção dos convidados. As mulheres vestidas de escrava ficavam com abanadores ao lado de um “tronos de sinhá” para que os convidados pudessem fazer o registro fotográfico. Segundo Donata, que pediu desculpas, “a cadeira não era uma cadeira de Sinhá, e sim de candomblé”. “Quer ser elegante? Pense no quanto pode machucar o próximo, sua memória, os flagelos do seu povo, ao escolher um tema para ‘enfeitar’ um momento feliz da vida. Felicidade às custas do constrangimento do próximo, seja ele de qual raça for, não é felicidade, é dor. O limite é tênue. Elegância é ponderar, por mais inocente que sua ação pareça”, escreveu a cantora Elza Soares.