Segunda Tela

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
06 de setembro de 2016, 11h43

Antídoto: ler Harry Potter previne pessoas de apoiarem Donald Trump

Pesquisa realizada com 1.142 estadunidenses sugere que, a cada livro da saga, leitor baixa sua opinião sobre o candidato republicano em 2 ou 3 pontos; entenda o motivo

Por Matheus Moreira

Uma pesquisa feita com 1.142 estadunidenses em 2014 e em 2016 mostra que ler Harry Potter pode diminuir a aceitação às ideias do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump. O estudo é de autoria da professora de Comunicação e Ciência Política Diana C. Mutz.

A pesquisadora observou que – mesmo com os estadunidenses mais propensos a aderir ao discurso do candidato republicano por questões de gênero, nível educacional e identificação com o partido – o nível de aceitação diminuía a cada tomo da saga do bruxo londrino.

Mutz explica, no relatório, que o conjunto de sete livros (oito, se contar o que deve estrear ainda esse ano) ajuda a combater as mensagens explícitas de ódio a mexicanos e muçulmanos promovidas por Trump.

O levantamento revela, ainda, que os leitores que torceram pelos elfos domésticos escravizados e maltratados pelo vilão da saga, Voldemort (a quem Trump é comparado), provavelmente não simpatizariam com opiniões do republicano quanto a minorias como mulheres, pessoas com deficiência e asiáticos.

Além disso, pela explícita apologia a tortura contra “inimigos”, Trump evidencia seu papel antagonista ao do personagem principal, Harry Potter, que, junto aos amigos de Hogwarts, buscam alternativas para não matar e salvam até mesmo outros antagonistas ou indecisos, como Draco Malfoy.

A metodologia da pesquisa previa que, após a leitura de cada parte da série, os participantes respondessem perguntas avaliando Donald Trump em uma escala de 0 a 100.

A conclusão de Mutz mostra que, a cada volume, as notas caíam, em média, de 2 a 3 pontos. Dessa forma, pode-se entender que ao término da saga Trump teria perdido pelo menos 14 pontos de popularidade por participante.

Confira o estudo na íntegra aqui.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum