Segunda Tela

06 de novembro de 2016, 08h17

Questão do Enem sobre machismo viraliza nas redes sociais

Pergunta mostrava uma propaganda de 1968 em que uma mulher aparece com trajes de astronauta segurando um produto de limpeza e embaixo os dizeres: “as mulheres do futuro farão da Lua um lugar mais limpo para se viver”.

Por Redação

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) usou  mais uma vez de temas atuais para abordar os conceitos das diferentes disciplinas. Na prova deste sábado (5), apareceram questões sobre a crise dos refugiados na Europa, a manutenção de comportamentos machistas na sociedade atual e descriminação racial.

enem2

Como era de se esperar, os assuntos foram discutidos nas redes sociais depois da prova e não faltaram elogios pela maneira como o Enem abordou a questão do machismo. Uma das perguntas da prova trazia uma campanha publicitária de 1968 em que uma mulher aparece com trajes de astronauta segurando um produto de limpeza e embaixo os dizeres: “as mulheres do futuro farão da Lua um lugar mais limpo para se viver”.

Abaixo vinha uma noticia de jornal recente com dados atualizados sobre a baixa presença feminina ente os astronautas e pedia para o estudante fazer uma análise sobre a manutenção dos esteriótipos de gênero que ainda persistem na sociedade.

Veja aqui as reações no Twitter: 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum