Sindicato dos professores do DF exige vacinação contra covid-19 para menores de 12 anos

Dados da Fiocruz apontam que, até agosto de 2021, foram registrados 1.195 casos confirmados de óbitos na faixa de 0 a 19 anos por Covid, diz o Sinpro-DF

Vacina Oxford Astrazeneca Coronavírus para Covid. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo
Escrito en BLOGS el

Os alunos dos anos iniciais do Fundamental e da Educação Infantil estão fora do calendário de vacinação. Apenas estudantes do Ensino Fundamental II estão vacinados. E, com maior flexibilização e circulação no decorrer da pandemia de Covid, as crianças passaram a se expor mais ao vírus.

Na prática, crianças menores de 12 anos não estão vacinadas contra a Covid, num país onde quase 2.400 meninos e meninas já morreram em decorrência da doença.

Dados da Fiocruz apontam que, até agosto de 2021, foram registrados 1.195 casos confirmados de óbitos na faixa de 0 a 19 anos por Covid, de um total de 2.293 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

A Pfizer protocolou junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no dia 12 de novembro, o pedido para uso da vacina em crianças a partir de 5 anos. A Anvisa tem até um mês para analisar o pedido.

E, uma vez autorizado o uso em crianças, a dosagem do imunizante será menor, de forma que 40 milhões de imunizantes sejam suficientes para imunizar toda a população brasileira na faixa etária de 5 a 11 anos, com as duas doses necessárias.

No exterior, as crianças nessa faixa etária já estão sendo imunizadas. Nos EUA, a agência que regula o mercado farmacêutico, a FDA, já autoriza que a vacina seja ministrada a essa faixa etária – duas doses num intervalo de 3 semanas, e a dose infantil equivale a um terço da dose para adultos.

A vacinação contra Covid é importante para todos. O Brasil vê os números de novas infecções e internações caindo graças ao avanço da vacinação da população imunizada contra o vírus SARS-CoV-2.

O Sinpro-DF entende que só quando todos estiverem devidamente imunizados é que as aulas poderão ocorrer sem riscos. E TODOS inclui as crianças. É pela vida, sempre.

Fonte: SINPRO-DF