Seminários: Alfabetização em Rede

Pesquisadores que traçaram o cenário de exclusão da alfabetização durante a pandemia fazem ciclo de debates com professoras alfabetizadoras de escolas públicas do país.

Reprodução
Escrito en BLOGS el

O programa Fórum Sindical entrevistou a professora Socorro Nunes, coordenadora de uma pesquisa sobre ensino remoto na pandemia, focando o estudo nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O estudo foi realizado por 117 pesquisadores de 29 universidades brasileiras. Participaram da pesquisa 14.730 docentes da educação básica em 18 Estados do País. O relatório parcial pode ser lido aqui.

A investigação detalha o cenário de exclusão de alunos e dificuldades no ensino remoto: cerca de 71,58% das professoras entrevistadas (90% da amostra da pesquisa são mulheres), relatam que a sala de aula na pandemia se reduz à tela de um celular com formação de turmas no WhatsApp.

Assista ao debate com a participação do professor Daniel Cara e das professoras Denise Romano (SindUTE-MG) e Vilmara Pereira do Carmo (Sinpro-DF).

https://www.youtube.com/watch?v=tuAQlcX4ACo&list=PL0M7rdgIk2ihRZHVrrR-2CjRkZzYoXa0c&index=2

Ciclo de debates com as professoras alfabetizadoras da pesquisa

Agora, as pesquisadoras iniciam um ciclo de debates com os sujeitos da pesquisa: as professoras afabetizadoras.

De acordo com a coordenadora do estudo, professora Socorro Nunes: "Trata-se de um ciclo de seminários da rede de pesquisa sobre a alfabetização na pandemia da covid. As mesas são compostas por pesquisadoras de vários estados que irão debater o tema com professoras alfabetizadoras de escolas públicas do país."

Os debates serão transmitidos pelo canal do YouTube Alfabetização em Rede.

Acompanhe a programação