Petrobras: três vídeos para você entender como foi enganado pela lava-jato

Três vídeos para você entender que a Petrobras é super lucrativa, que os petroleiros têm compromisso com a soberania nacional e que a lava-jato esteve e está a serviço das grandes corporações e contra o Brasil.

Taxa de lucro buto e de impostos da Petrobras de 2012 a 2019
Escrito en OPINIÃO el

A partir de 2014, quando a lava-jato iniciou uma operação de destruição da indústria da cadeia de petróleo e da construção civil, a Petrobras, uma empresa do povo brasileiro que estava consolidada e lucrativa, foi alvo do mais feroz ataque midiático em conluio com a lava-jato.

Hoje sabemos que até dados sigilosos do Estado brasileiro eram repassados ao FBI pelos procuradores da lava-jato. Veja este debate aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=CKYzXiqgwhg

Mas o que a maioria dos brasileiros não sabem é que o discurso de que "a corrupção do PT quebrou a Petrobras" é mentiroso e teve um objetivo político criminoso: destruir a imagem da Petrobras para privatizá-la e retirar sua riqueza que era usada para desenvolver políticas públicas, para ampliar o lucro dos acionistas e entregar a Petrobras para suas concorrentes.

Observe o crescimento da Petrobras comparando o lucro bruto e a taxa de impostos de 2012 a 2019 nestes dois gráficos.

Ao longo de 2012 a 2019 a Petrobras liderou mundialmente a taxa de lucro com 40,11% e é a empresa que menos paga impostos 4,44% entre suas concorrentes. Ou seja, o discurso neoliberal é falacioso, não corresponde aos fatos.

Taxa de lucro buto e de impostos da Petrobras de 2012 a 2019

Para aprofundar esta análise com os dados comparativos das receitas, lucros, impostos e taxas da Petrobras com outras gigantes do setor tais como: ExxonMobil (Estados Unidos), Royal Dutch Shell (Anglo-Holandesa), Equinor (Noruega), Chevron (Estados Unidos), BP (Inglaterra), Total (França), Petrobras (Brasil), assista este vídeo aqui:

https://youtu.be/VY0xSPUME1w

Vocês verão que a Petrobras é atualmente a empresa de capital aberto mais lucrativa do setor e a que possui a menor taxa de impostos, considerando os dados acumulados desde 2012 até 2019. Esse é o motivo de sua privatização. Privatizar quando a empresa é lucrativa é o projeto neoliberal a serviço do capital internacional. Por isso este governo entreguista de Guedes/Bolsonaro quer privatizar todas as nossas riquezas: Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Casa da Moeda, Correios. Se elas desses prejuízo de fato, Guedes estaria salvando-as com o dinheiro de nossos impostos.

Para completar a nossa lista de vídeos de hoje, não percam o desafio dos petroleiros ao atual presidente privatizador da Petrobras, Castello Branco. A FUP propôs: venha discutir o futuro da Petrobras com os trabalhadores! Façam suas apostas, do que Castello Branco tem medo?

https://youtu.be/5nx3zOc42NQ